EXPECTATIVA

Vacina contra a covid-19: Saiba quem receberá primeiras doses em Pernambuco

Pernambucanos esperam ansiosos pela vacina contra a covid-19

Atualizada no dia 18 de janeiro
Atualizada no dia 18 de janeiro
Publicado em 14/01/2021 às 15:13
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os pernambucanos aguardam ansiosos pela vacina contra a covid-19. Nesta quinta-feira (14), o secretário estadual de Saúde, André Longo, comandou a reunião extraordinária do comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação contra a covid-19. A partir dos acordos e aprovação do Comitê, o plano seguirá para pactuação final, na segunda-feira (18), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne as representações das secretarias municipais para pactuações junto ao Estado.

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da CoronaVac e do imunizante da Fiocruz/Astrazeneca no Brasil. O primeiro lote da vacina contra a covid-19 deve chegar em todos os estados do Brasil ainda nesta segunda-feira (18).

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (18), o Plano de Vacinação da cidade contra a covid-19.

>> Covid-19: Pernambuco inicia distribuição de seringas aos municípios

>> Anvisa alerta para venda de vacinas falsas contra covid-19

>> Vacina que vem da Índia é segura? Qual a eficácia? Tem efeito colateral? Veja o que já se sabe sobre o imunizante

>> Médica explica por que, mesmo com 50% de eficácia, vacina CoronaVac é boa para o Brasil; entenda

Confira abaixo quem faz parte do primeiro grupo prioritário

  • Pessoas idosas com mais de 75 anos
  • Pessoas com mais de 60 anos em instituições de longa permanência de idosos
  • Trabalhadores de saúde que estão na linha frente de enfrentamento da covid-19, nas UTIs e emergências
  • População indígena aldeada

“Esse conjunto de grupos mais vulneráveis serão priorizados com a chegada da vacina aqui em Pernambuco”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Respeito ao uso da vacina e às medidas sanitárias

A superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo, reforça que, mesmo vacinadas, as pessoas respeitem as medidas sanitárias. Ela também pede para que a população do grupo de risco tome as doses da vacina contra a covid-19.

“É muito importante que os primeiros grupos a serem contemplados realizem a vacinação. Nesse momento, a vacinação é uma medida de controle que nós temos para começar a mudar a nossa realidade e tentar voltar à vida normal. É importante reforçar que nós vamos vacinar, mas as pessoas precisam manter a utilização de máscara e o distanciamento social. Vamos fazer duas doses da vacina. A depender do laboratório produtor, existe uma diferença entre os intervalos. É importante que as pessoas que forem vacinadas na primeira dose, retornem aos serviços para fazer a segunda dose, e com isso garanta uma proteção completa e mais duradoura contra a covid-19”, destacou Ana Catarina.

Entrega de seringas

A gestora ainda lembra que já foram encaminhadas, na última terça-feira (12), 1,5 milhão de seringas para todos os municípios pernambucanos iniciarem a campanha e que há mais 2,5 milhões em estoque, além da previsão de receber ainda em janeiro outras 2,8 milhões e da aquisição de mais 7,5 milhões, totalizando 14,2 milhões de unidades.

Ao todo, a campanha de vacinação contra a Covid-19 beneficiará mais de 2,9 milhões de pernambucanos, contemplados em quatro fases distintas.