AGRESTE

Covid-19: vídeo de fotógrafo 'furando fila' da vacina em Jupi, no Agreste, viraliza; SES pede investigação

Com o suficiente para imunizar 68 profissionais de saúde, município de Jupi, no Agreste, recebeu as primeiras doses da vacina contra a covid-19 nesta terça-feira (19)

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 19/01/2021 às 15:29 | Atualizado em 16/03/2023 às 15:01
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Depois de um longo período de espera, as primeiras doses dos imunizantes contra a covid-19 já foram entregues aos munícipios de Pernambuco.

Apesar de neste momento estar voltada a grupos prioritários, em Jupi, no Agreste, o fotógrafo oficial da prefeitura publicou um vídeo recebendo a vacina e dizendo estar imunizado contra a doença.

Na publicação, ele dá risada antes de tomar a dose e segura a mão de uma das pessoas na sala de vacinação. "Jupi recebendo as primeiras doses. [Estou] Aproveitando o embalo", diz no vídeo.

Quantidade de doses ainda é pequena

As doses da vacina foram entregue na manhã desta terça-feira (19) em Jupi. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram encaminhadas quantidade suficiente para imunização completa de 68 profissionais de saúde.

Esse número de trabalhadores da saúde representa cerca de 30% do total que atua nos serviços do munícipio. O restante deve ser contemplado assim que o Ministério da Saúde realizar mais entregas.

A Prefeitura de Jupi ainda não se manifestou sobre o ocorrido. Procurada pela reportagem do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, a secretaria municipal de Saúde de Jupi não atendeu às ligações.

Fotógrafo diz estar arrependido

O fotógrafo da Prefeitura de Jupi também foi procurado pela reportagem e disse estar arrependido de ter furado a fila da vacinação contra a covid-19.

"Eu me arrependo. Foi uma falta de empatia. Não terei coragem de tomar de novo", afirmou o homem, que, logo em seguida, negou ter tomado o imunizante e pediu para que o assunto fosse esquecido.

Críticas nas redes sociais

No perfil oficial da Prefeitura de Jupi, muitas pessoas criticaram a gestão municipal pela situação envolvendo o fotógrafo.

"O fotógrafo errou, mas o erro inadmissível é o da secretaria de saúde, a qual assumiu seu cargo se comprometendo com a saúde do município, mas parece que esqueceu disso negligenciando os grupos de risco, 'segurando a mão' e apoiando uma 'furada' de fila dessa. Vergonhoso", disse uma internauta.

"Que lindo o post, uma pena que não tem coerência nenhuma! Em plena pandemia, com tanta gente arriscando sua vida por estar na linha de frente uma pessoa que não tem prioridade nenhuma tomar a vacina pois é popular. Uma vergonha isso!", declarou outra.

SES-PE pede investigação

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que pedirá apoio ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Secretaria de Defesa Social (SDS) para realizar as investigações.

A pasta também reforçou que os grupos prioritários neste primeiro momento são os trabalhadores de saúde na linha de frente contra o novo coronavírus, bem como pessoas idosas ou com deficiência institucionalizadas, bem como indígenas aldeados.

Confira a nota na íntegra:

"Sobre o caso de um fotógrafo sendo vacinado, fora do grupo prioritário na cidade de Jupi, no Agreste Meridional de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que vai solicitar apoio ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Secretaria de Defesa Social para que o caso seja investigado e, se confirmada a imunização fora do grupo prioritário, com desvio de finalidade, os responsáveis sejam punidos.

A SES-PE lembra que pactuou com os municípios pernambucanos, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o público prioritário da vacinação contra a Covid-19 neste primeiro momento da campanha, de acordo com o plano nacional de vacinação. Neste primeiro momento, devem ser imunizados contra a Covid-19 trabalhadores de saúde da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus, além dos vacinadores, idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas aldeados. Todos já receberam a primeira e a segunda dose para realizar suas ações nessa primeira fase.

No caso de Jupi, foram encaminhadas 136 unidades da vacina para as duas doses de 68 profissionais de saúde que atuam nos serviços da cidade. Esse quantitativo de profissionais representa cerca de 1/3 dos trabalhadores de saúde do município. Os outros profissionais serão contemplados assim que houver mais entregas pelo Ministério da Saúde."