RESTRIÇÕES

Covid-19: Pernambuco suspende eventos sociais e corporativos por 30 dias

Aumento dos casos da covid-19 em Pernambuco levou o estado a tomar a medida


Covid-19: Pernambuco suspende eventos sociais e corporativos por 30 dias

Avanço da covid-19 em Pernambuco levou o estado a restringir eventos - Foto: Reprodução/Pixabay

Matéria atualizada às 18h59

Durante coletiva de imprensa online, realizada nesta quarta-feira (20), o Governo de Pernambuco anunciou a suspensão de eventos sociais e corporativos. A determinação ocorre poucos dias após o estado ultrapassar a marca de 10 mil mortes causadas pela covid-19. Além disso, os casos de infectados têm se mantido em um patamar alto, o que preocupa as autoridades sanitárias. 

A medida passa a valer a partir do dia 25 de janeiro e terá prazo de 30 dias. O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, falou sobre a determinação. "Os números [da covid-19] são crescentes e preocupantes. O Governo do Estado entende pela suspensão dos eventos sociais e corporativos, a partir desta segunda-feira, dia 25 de janeiro, pelo prazo de 30 dias. Estão suspensos os eventos sociais e corporativos que podiam ser realizados, até então, com a capacidade de 150 pessoas", detalhou. 

São considerados eventos sociais festas de aniversário, casamentos, batizados, formaturas e similares. No dia 6 de janeiro, o Governo do Estado havia anunciado a proibição de eventos com mais de 150 pessoas. Antes, eram permitidas até 300 pessoas.

Elogio aos banhistas e comerciantes  

Na última semana, o Governo de Pernambuco ameaçou fechar as praias do estado caso a população continuasse a desrespeitar as medidas sanitárias. Rodrigo Novaes elogiou a postura de boa parte dos banhistas e comerciantes que entenderam o recado e respeitaram o uso da máscara e o distanciamento social. O secretário reforçou a necessidade do cumprimento das medidas. 

"Neste final de semana tivemos uma situação bem mais controlada do que tivemos nos finais de semana passados. É preciso que nós continuemos avançando, cumprindo os protocolos, tanto os comerciantes quanto os banhistas. No próximo fim de semana, estaremos mais uma vez com nossa campanha de conscientização para que a gente possa ter o cumprimento dos protocolos, com todo seu rigor, para que a gente mantenha esse ambiente aberto, que é tão importante", disse, destacando a importância do litoral pernambucano para o turismo. "A prioridade sempre será a saúde. É preciso que a gente participe e cumpra os protocolos com todo seu rigor para que a gente mantenha essas praias abertas como estão", completou. 

Veja a coletiva completa: 

Covid-19 em Pernambuco 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (20/01), 1.770 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 53 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.717 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 244.814 casos confirmados da doença, sendo 30.437 graves e 214.377 leves.

Também foram confirmados 39 óbitos, ocorridos entre os dias 30/11/2020 e 18/01/2021. Com isso, o Estado totaliza 10.098 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.