AJUDA

Hemope promove ação de doação de sangue no Paulista North Way

O objetivo é ajudar na reposição do estoque de sangue do Hemope. Veja como doar

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/01/2021 às 8:35
Divulgação
FOTO: Divulgação

Devido ao baixo estoque de bolsas de topo o tipo sanguíneo, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) realiza uma ação de coleta no Paulista North Way Shopping e conta com a solidariedade da população, em mais uma campanha de doação de sangue.

>> Coronavírus: Hemope vai testar sangue de doadores

>> PMs doam sangue para melhorar estoques do Hemope; veja como ajudar

Atendimento

O atendimento acontece nos dias 22 e 23 de janeiro, no horário das 9h às 12h, e das 13h às 16h, no piso L2 do mall (próximo aos caixas eletrônicos 24h). São esperadas, contando os dois dias, cerca de 140 doações de sangue.

Queda

Mesmo com todos os cuidados e serviços para facilitar o ato da doação, os estoques do Hemope sofreram uma baixa, durante o período de pandemia.

>> Hemope tem estoques baixos por causa do coronavírus e convoca doadores; veja como doar

Quem pode doar

Os critérios de doação continuam os mesmos. É preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos - neste último caso, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.

Além de pesar, no mínimo, mais de 50kg, estar descansado (ter dormido, pelo menos, 6 horas, nas últimas 24 horas) e estar alimentado.

Documentos

Para doar é necessário levar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e ambos devem estar munidos de documento com foto.

Programa

O Programa de Coleta Externa do Hemope se caracteriza como um desenvolvimento de campanhas externas de doação de sangue, realizadas, normalmente, em locais que não são próximos ao Hemope.

Este programa é coordenado e organizado pelo Setor de Captação de Doadores da instituição.