Ensino Superior

IFPE não terá vestibular em 2021; veja como se inscrever de graça em cursos técnicos e superiores

Neste ano, o IFPE não cobrará taxa de inscrição para o processo de ingresso 2021.1

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 22/01/2021 às 10:25 | Atualizado em 22/02/2023 às 13:11
Divulgação/IFPE
FOTO: Divulgação/IFPE

O processo de ingresso 2021.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) teve os detalhes divulgados nesta quinta-feira (21).

Em virtude da pandemia de covid-19, o vestibular não será realizado neste ano. Desse modo, todas as etapas da seleção serão realizadas por meio da internet.

Sem vestibular

Tanto as notas do Enem quanto o histórico escolar podem ser utilizadas para concorrer às 4.830 vagas oferecidas nos 16 campi do IFPE. Em relação a 2020, são 115 vagas a mais ofertadas.

Uma outra novidade do processo é a gratuidade da taxa de inscrição. A medida ajuda a reforçar o compromisso do Instituto com a sociedade em meio a um momento delicado.

Reserva de vagas

Das vagas oferecidas pela instituição de ensino, 60% são voltadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino.

Também estão inclusas no processo cotas para pessoas com deficiência, negras, pardas e indígenas, bem como reserva de vagas para moradores da Zona Rural nos cursos com vocação agrícola.

Como se inscrever?

A inscrição deve ser feita por meio da internet, no site da comissão de vestibulares e concursos do IFPE, entre 25 de janeiro e 21 de fevereiro.

No processo, o candidato deve inserir a pontuação obtida nas disciplinas solicitadas, marcando se pretende concorrer pela análise do histórico escolar ou nota geral do Enem, no caso dos cursos superiores.

Também é necessário anexar documentos comprobatórios das notas em formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG e que não excedam o tamanho de 5 MB.

Cursos técnicos (histórico escolar)

Para os cursos técnicos, tanto nas modalidades Integrado ou Subsequente, será considerado o histórico escolar.

Na modalidade Integrado, as notas obtidas do 6º até o 8º ano do ensino fundamental serão levadas em conta. Já no Subsequente, serão consideradas as notas do 1º e 2º anos do ensino médio.

A medida visa não prejudicar os estudantes no último ano de seus níveis que possam ter sido prejudicados pela paralisação das atividades de ensino na pandemia.

Cursos da área de música

Os candidatos de cursos da área de música, tanto superior quanto técnico, também precisam passar por uma etapa adicional de performance, com a submissão de um vídeo no período de 22 a 23 de fevereiro.

Edital

Os detalhes sobre o processo e os documentos necessário podem ser encontrados no edital do processo de ingresso 2021.1.

Cronograma

O resultado final do processo está previsto para ser divulgado no dia 15 de março. Os candidatos aprovados devem realizar a matrícula a partir do dia 17 de março.

Serviço