IMUNIZAÇÃO

Covid-19: saiba como agendar e onde vacinar idosos acima de 85 anos em cidades do Grande Recife

Municípios do Grande Recife já iniciaram a vacinação contra a covid-19 em pessoas com idade superior a 85 anos

Covid-19: saiba como agendar e onde vacinar idosos acima de 85 anos em cidades do Grande Recife

Maria dos Prazeres Lima, de 88 anos, moradora de Camaragibe há 40 anos, foi a primeira idosa vacinada - Foto: Ascom Camaragibe / Cortesia

Nessa terça-feira (26), as 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford recebidas no último domingo (24), começaram a destinadas à imunização de pernambucanos e pernambucanas com mais de 85 anos de idade. Recife e cidades da Região Metropolitana já iniciaram o processo de imunização nesse grupo prioritário. Confira abaixo informações sobre a vacinação em cada município.

>>>Veja onde idosos a partir de 85 anos vão poder se vacinar contra Covid-19 no Recife

>>>Covid-19: vacinação dos idosos a partir de 85 anos começa nesta semana em Pernambuco

Recife

A partir desta quarta-feira (27), idosos com 85 anos de idade ou mais que morem no Recife vão poder começar a receber a vacina contra a covid-19. Para isso, a prefeitura da cidade vai abrir nove centros e três postos drive-thru de vacinação em várias regiões da cidade. 

Onde vacinar?

Os nove centros de vacinação vão funcionar nos seguintes locais:

  • Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; 
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; 
  • Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; 
  • Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; 
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; 
  • Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; 
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; 
  • Escola Nadir Colaço, na Macaxeira e
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Os drive-thru serão instalados nos seguintes lugares:

  • Parque da Macaxeira;
  • Geraldão e 
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Como fazer o agendamento?

Antes de sair de casa, os idosos precisam fazer o agendamento para confirmar o dia, horário e local em que querem ser vacinados. A marcação deve ser realizada pelo site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/ ou pelo aplicativo Conecta Recife, disponível para Android e iOS.

Olinda

Olinda inicia, nesta quarta-feira (27), o processo de vacinação contra a Covid-19, para idosos a partir de 85 anos. A campanha integrada busca atender, nesta primeira fase, a 3.840 cidadãos do município, que deverão realizar o agendamento eletrônico, evitando aglomerações.

No primeiro dia, o ponto de partida será com pacientes acamados, incluindo aqueles já cadastrados na Rede Municipal de Saúde. A partir da quinta-feira (29) o trabalho será expandido para o Shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada, oferecendo a imunização na área interna, além do serviço de drive-thru, com a vacinação dentro dos veículos.

Agendamento

A partir desta quarta-feira (27), um canal virtual de agendamento será disponibilizado pela prefeitura de Olinda, no endereço olinda.pe.gov.br.

Jaboatão dos Guararapes

O município do Jaboatão dos Guararapes recebeu, nesta terça-feira (26), 5.760 doses da vacina AstraZeneca/Oxford e mais 2.340 doses da Coronavac, enviadas pelo Ministério da Saúde. O aposentado José Ribeiro da Silva, de 90 anos, foi o primeiro a ser vacinado com a primeira dose da AstraZeneca, às 12h35. Idosos com idade a partir dos 85 anos, que são cadastrados na Estratégia de Saúde da Família (ESF), já estão recebendo a vacina de Oxford nas próprias residências.

Agendamento

Os idosos que não fazem parte do cadastro do ESF terão à disposição um aplicativo para agendarem data, hora e local onde serão imunizados nas demais fases da vacinação. As pessoas que não têm condições de se deslocar aos pontos de imunização serão atendidos por equipes itinerantes em domicílio.

Conforme o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação Covid-19, serão montados pontos estratégicos e quatro drive-thru em Jaboatão para atender ao público-alvo nas três fases seguintes. Além das 5.760 doses da AstraZeneca, Jaboatão já recebeu 15.786 doses da Coronavac destinadas aos profissionais da saúde que atuam diretamente com a Covid-19, trabalhadores e idosos de Instituições de Longa Permanência de idosos (ILPI).

Paulista

A Secretaria de Saúde de Paulista informou que o município terá quatro pontos de vacinação. Neste momento, o esquema está montado para imunização da vacina de Oxford/AstraZeneca, que atenderá os idosos a partir de 85 anos, conforme determinado pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde de ontem (25). A vacina chegou nesta terça-feira (26) no município e será ministrada à população idosa a partir de 85 anos nesta quarta-feira (27).

Pontos de vacinação da 1ª Fase:

  • Estacionamento do Shopping Norte Janga. Endereço: Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 2491 - Janga;
  • Policlinica Adolpho Speck Endereço: R. Mimoso, 35 - Artur Lundgren I;
  • USF Ana Nery (bairro de Maria Farinha) Endereço: R. José Pereira de Amorim, 120 - Maria Farinha, Paulista.
  • Drive-Thru – próximo a UPA de Jardim Paulista Endereço da UPA: Estr. do Frio, 1000 - Jardim Paulista;* (A vacinação só ocorrerá nesse ponto a partir da próxima quinta-feira (28)

A Secretaria informou também que a Corona Vac continuará sendo administrada nos profissionais da saúde. Quando esse grupo tiver a imunização concluída, será dado seguimento à vacinação em idosos a partir de 75 anos, como estabelecido pelo Ministério da Saúde no calendário da 1ª fase.

Conforme informações da Secretaria de Saúde, a medida que o município for recebendo novas doses da vacina, e com o avançar das fases dos grupos prioritários, os pontos de vacinação deverão ser ampliados. A Secretaria visa atender a demanda de forma segura e dentro das medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

Camaragibe

Foi dada a largada, nesta terça-feira (26), na vacinação contra a COVID-19 em idosos acima de 85 anos na cidade de Camaragibe. As equipes de saúde da prefeitura realizam a imunização com as 1.290 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca enviadas ao município. Os critérios de imunização foram definidos pelo governo estadual.

Onde se vacinar?

As equipes da Secretaria de Saúde seguem realizando a vacinação de duas maneiras: para os idosos em condições de locomoção, é feito o contato para que os mesmos se dirijam à Unidade de Saúde do Bairro Novo com o objetivo de serem vacinados. Já com os acamados, a imunização acontece em suas casas, realizada pelos profissionais da prefeitura.

Cabo de Santo Agostinho

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realiza um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A imunização é destinada aos idosos a partir de 85 anos e acontecerá nesta quinta-feira (28), na sexta-feira (29) e no sábado (30), sendo em duas localidades por dia. Não é necessário agendamento, apenas que o idoso compareça a um dos pontos de vacinação com identidade e comprovante de residência. 

Os idosos a partir de 85 anos que têm dificuldade de locomoção serão imunizados em domicílio através do cadastro dos Postos de Saúde da Família. A expectativa é que nesses três dias as 1.350 nesta faixa etária sejam imunizados.

Quinta-feira (28)

Escola Prefeito Eronides Soares - R. da Praia, s/n - Pontezinha
Escola Professora Maria Thamar Leite da Fonseca - Rodovia Estadual Pe 28 Km 8, 8 - Enseada dos Corais

Sexta-feira (29)

Escola Professor Manoel Davi Vieira da Costa - R. Vicente Yanez Pinzon, s/n - Ponte dos Carvalhos
Escola Vereador Reginaldo Loreto da Silva - R. Projetada Dezoito, 144 - Engenho Ilha – Ponte dos Carvalhos

Sábado (30)

Escola Dr. Marivaldo Burégio de Lima - Av. Historiador Pereira da Costa, s/n - Centro
Escola Professor Antônio Benedito da Rocha - Av. Historiador Israel Felipe, 145 – Garapu

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 16h

Agreste de Pernambuco

Caruaru

A nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou em Caruaru nesta terça-feira (26). No total, serão 3.600 doses disponibilizadas e que serão aplicadas, exclusivamente, em profissionais de saúde que estão na linha de frente e em idosos a partir dos 85 anos.

Agendamento

O Espaço Cultural Tancredo Neves será o QG da vacinação, nos dias 28 e 29 de janeiro. Contudo, para que a dose seja aplicada, é necessário que seja realizado o agendamento pelo Disque Vacina 0800-2817080.

Para os idosos com idade a partir dos 85 anos acamados, os responsáveis deverão entrar em contato também pelo Disque Vacina para realizar um cadastro.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.