Luto na literatura

Morre fundador da livraria Livro 7, Tarcísio Pereira, vítima de covid-19

Livro 7 chegou a ser a maior livraria do Brasil por cinco anos

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 26/01/2021 às 8:08
Reprodução
FOTO: Reprodução

O fundador da livraria Livro 7, Tarcísio Pereira, morreu na noite dessa segunda-feira (26). De acordo com a família, a causa da morte está relacionada a complicações causadas pela Covid-19. A morte foi confirmada por volta das 22h. O livreiro era conhecido por artistas e políticos como um defensor da cultura.

Tarcísio foi criado no bairro da Boa Vista, centro do Recife, e estudou no Ginásio Pernambucano. Ele chegou a cursar Jornalismo e História, mas não concluiu nenhuma das faculdades. Tarcísio fechou a Livro 7, após 30 anos de funcionamento. Hoje, Tarcísio trabalhava na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ele era presidente do Conselho Editorial e Superintendente de Marketing.

Livro 7

Localizada na área central do Recife, a Livro 7 funcionou entre os anos 1970 e 2000. Do pequeno espaço com 20m², a livraria ganhou importância e chegou a ter 1.200m², com um acervo de 60 mil livros. Além de vender livros, o espaço também recebia encontros, seminários e era palco da diversidade artística pernambucana. Entre outros nomes, o espaço recebeu escritores como Ariano Suassuna, Gilberto Freyre e João Cabral de Melo Neto.

Durante cinco anos, o Guinness, o Livro dos Recordes, classificou o Livro 7 como a maior livraria do país. No ambiente, os leitores podiam passear e folhear os títulos. O ambiente contava ainda com lojas de plantas, artesanato, discos e até uma cervejaria e um teatro.

Homenagens

O governador Paulo Câmara (PSB) enviou nota sobre o falecimento de Tarcísio Pereira. "Pernambuco perdeu hoje o editor Tarcísio Pereira, um potiguar que marcou época e influenciou gerações com a sua icônica Livraria Livro 7, na Boa Vista, Centro do Recife. A Livro 7 abriu as portas em 1970 num espaço de 20 metros quadrados e, graças ao amor de Tarcísio pela literatura, se transformou num complexo cultural registrado pelo Guiness Book como a maior livraria do Brasil. Quero expressar aqui meu pesar aos familiares e amigos de Tarcísio, nesse momento de dor", disse o governador.