CORONAVÍRUS

Governo decide sobre feriado de Carnaval em Pernambuco

Coletiva online sobre a pandemia no Estado de Pernambuco ocorreu nesta quinta-feira (28)

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 28/01/2021 às 17:10 | Atualizado em 02/01/2023 às 10:28
Vídeo: Reprodução
FOTO: Vídeo: Reprodução

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (28), durante coletiva online, que o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na segunda e terça de carnaval foi cancelado em 2021.

O secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, explicou que o comitê entendeu por suspender o feriado em 2021 "por razões óbvias de aglomerações".

"Portanto, a segunda-feira e a terça-feira, que eram ponto facultativo por todos esses anos, não serão este ano," declarou.

O motivo, ainda de acordo com Novaes, é a importância de seguir os protocolos sanitários e evitar aglomerações neste período do ano.

"É muito importante que no período que se aproxima, de carnaval, as famílias continuem respeitando os protocolos para que todos nós possamos enfrentar esse momento com o máximo de tranquilidade possível", disse.

Diminui número de internações em UTI

Sobre os números da pandemia de covid-19 em Pernambuco, o secretário estadual de Saúde disse que houve uma redução nos últimos 15 dias.

"Comparando os últimos 15 dias, tivemos uma redução de 11%. Em relação a leitos de UTI, tivemos uma redução de 5% de internação em UTI, mas tivemos aumento na enfermaria", disse.

O titular da pasta explica, no entanto, que não houve queda sustentada na transmissão do novo coronavírus.

"Os números ainda são preocupantes e ainda temos uma transmissão ativa do vírus, o que reforça permanentemente a necessidade dos cuidados", completou.

Medidas mais restritivas

Sobre o comportamento em praias e parques do estado, André Longo não descarta tomar medidas mais rígidas em caso de descumprimento dos protocolos sanitários.

"Percebemos uma melhora de comportamento nas praias, porém, nos parques, ainda existe uma resistência em relação ao uso da máscara", disse o secretário estadual de Saúde.

Ele acrescenta que caso o "comportamento negacionista de alguns" reflita nos números da pandemia no Estado, o governo pode adotar medidas mais restritivas em relação a esses espaços públicos.

Início da vacinação

O secretário de Saúde disse estar esperançoso quanto à vacinação contra a covid-19, mas reforçou a importância de respeitar os grupos prioritários e o período para que a imunização ocorra.

"Ainda vai levar um tempo para proteger os grupos prioritários. A vacinação precisa das duas doses para que a imunização aconteça e seja eficaz", afirmou.

Cuidados contra a covid-19

O secretário de Saúde também aproveitou para destacar os cuidados e a necessidade de continuar seguindo os protocolos de saúde.

"Quero reforçar que todos precisam manter o uso das máscaras de forma correta sempre que sair de casa, a lavagem frequente das mãos e o uso, por vezes do álcool em gel, e manter o distanciamento físico necessário", pediu.