INVESTIGAÇÃO

Prefeitura de Manaus investiga morte de idoso que já havia tomado vacina contra a covid-19

Idoso tinha 83 anos e havia tomado dose de vacina contra a covid-19

Prefeitura de Manaus investiga morte de idoso que já havia tomado vacina contra a covid-19

Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com informações do JC Online

O Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa) notificou o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais sobre o um idoso de 83 anos, que já havia tomado a vacina contra a covid-19, falecer. O caso foi notificado na manhã deste sábado (30). O comunicado da morte do idoso foi feito pela família.

A Prefeitura de Manaus está investigando o caso. O Ministério da Saúde elaborou um protocolo exigindo que sejam informados os efeitos adversos após a vacinação; apesar disto, ainda não se sabe se a vacina teve relação com o falecimento ou não. O idoso tinha tomado uma dose da vacina da AstraZeneca/Oxford.

 

>> Covid-19: Nova variante é detectada em 91% dos casos no Amazonas

>> Idosa de 98 anos relata alívio após ser vacinada contra a covid-19: 'Estava com vontade de tomar logo'

>> Vacina aplicada em Pernambuco é, sim, segura para pessoas acima de 65 anos, defende médica da UFPE

>> Covid-19: saiba como agendar e onde vacinar idosos acima de 85 anos em cidades do Grande Recife

 

A chefe da Divisão de Imunizações da Semsa, Isabel Hernandes, fala sobre o caso. “Não podemos atribuir nenhum evento adverso à vacina até que a investigação do caso esteja concluída. A notificação é feita para acompanhamento e como estratégia para avaliar a segurança das vacinas”, afirma Isabel, complementando que a notificação de qualquer evento adverso após a vacinação é medida obrigatória para todos os tipos de vacina e que não significa a existência relação de causa e efeito.

Vacinas enviadas para Manaus

A remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford foi enviada ao Amazonas pelo Ministério da Saúde. Foram repassadas 74.140 doses ao município de Manaus. Desse total, 50.398 destinadas especificamente à vacinação de 100% dos idosos com mais de 80 anos, 100% dos idosos de 75 a 79 anos e 37% dos idosos de 70 a 74 anos (acamados, os portadores de doença Pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência renal crônica, diabetes -insulina dependente- e os que têm obesidade -IMC acima de 40, além dos transplantados e imunossuprimidos).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.