tristeza

Mãe do empresário Luciano Hang morre, aos 82 anos, após ter covid-19

Regina Modesti Hang, mãe de Luciano Hang, chegou a ter com 95% dos pulmões comprometidos por causa da covid-19

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 04/02/2021 às 19:12
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

A mãe do empresário Luciano Hang morreu nesta quinta-feira (4), em São Paulo, aos 82 anos. Regina Modesti Hang foi diagnosticada com covid-19 e estava internada desde 31 de dezembro. O filho dela, dono da rede de lojas varejistas Havan, também chegou a ficar internado para tratar da Covid-19, dez dias depois da mãe, e recebeu alta no último dia 20 de janeiro. Através das redes sociais, o empresário lamentou ou a perda da mãe para a doença.

"A dor de perder uma mãe é inexplicável, é um buraco enorme que se abre no peito, mas logo será preenchido por saudades e boas lembranças dos momentos únicos que compartilhamos juntos. Minha mãe, como todas as mães, são anjos da guarda que Deus escolhe para enviar a Terra e cuidar de nós. Hoje, ela volta para os braços de seu Criador para descansar em paz", , disse Luciano Hang em publicação no Instagram.

Pulmão comprometido

Quando obteve alta do hospital, Luciano Hang fez uma live de dentro e chegou a informar que a mãe teve 95% do pulmão comprometido devido ao vírus da covid-19, mas que estava se recuperando. "Desde o dia 31 de dezembro estou com a minha mãe no hospital. Ela chegou a ficar com 95% do pulmão comprometido. A minha mulher também testou positivo e eu, dez dias atrás, também resolvi fazer o teste e descobri que estava assintomático. Apesar de estar assintomático, eu fiz o teste e tinha a presença do vírus no pulmão. Resolvi ficar no hospital para fazer o tratamento que eu acredito, preventivo e precoce", disse Luciano Hang no dia 20 de janeiro.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.