ENEM 2020

Inep divulga cadernos de prova do segundo dia do Enem digital

Gabarito será divulgado na quarta-feira

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 07/02/2021 às 19:30
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os cadernos de prova aplicados hoje (7) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 digital. As provas podem ser baixadas na íntegra no portal do Inep. O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (10).

>>>Aplicação da prova de exatas do Enem digital será neste domingo

>>>Desigualdade regional é tema da redação do Enem digital

No site, além dos cadernos de prova do Enem digital, estão disponíveis as provas e os gabaritos do Enem impresso, aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro.

As provas do Enem digital começaram a ser aplicadas no dia 31 de janeiro, quando os participantes responderam as questões de linguagens, ciências humanas e fizeram a redação. Neste domingo, resolveram as questões de matemática e ciências da natureza.

Esta é a primeira vez que o Enem é realizado no formato digital, de forma piloto. Ao todo, 93 mil participantes se inscreveram na modalidade. No primeiro dia de prova, 29,7 mil compareceram. A intenção é que o exame seja 100% digital até 2026.

A versão impressa do Enem 2020 foi aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas, o que corresponde a menos da metade dos inscritos.

Enem digital

O Enem 2020 tem uma versão impressa, que foi aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma versão digital, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem impresso, o que corresponde a menos da metade dos inscritos. Para o Enem digital, estão inscritos 93 mil participantes.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus são as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Candidatos com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa foram orientados a não comparecer ao exame. Eles devem notificar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pela Página no Participante e terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

O exame, tanto o impresso quanto o digital, foi suspenso no estado do Amazonas e o impresso foi suspenso em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D'Oeste (RO) devido aos impactos da pandemia nessas localidades. Esses estudantes poderão fazer as provas também na reaplicação. Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais, em todo o país, contrárias à realização do exame.