auxílio

Senadores cobram urgência na prorrogação do auxílio emergencial

A prorrogação do auxílio emergencial e o valor do pagamento são temas de reuniões do Governo Federal

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/02/2021 às 16:50 | Atualizado em 18/01/2023 às 11:37
Welington Lima/JC Imagem
FOTO: Welington Lima/JC Imagem

Após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que está negociando a prorrogação do auxílio emergencial, alguns senadores da república defenderam a urgência do tema.

O pagamento de um novo auxílio emergencial também deve ser destinado aos trabalhadores informais prejudicados por conta da pandemia da covid-19.

Vale lembrar que o calendário do auxílio emergencial foi encerrado em janeiro de 2021 e, desde então, a prorrogação do auxílio emergencial tem sido pauta no Governo Federal.

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) falou sobre o tema nas redes sociais.

Quem também se pronunciou sobre a prorrogação do auxílio emergencial foi o senador Weverton Rocha (PDT-MA).

"É preciso encontrar mecanismos para ainda oferecer essa condição de dar apoio aos trabalhadores e às pessoas afetadas diretamente por essa crise", disse.

"Apresentei aqui no Congresso um projeto de reedição do estado de calamidade pública no Brasil, para que, com isso, o governo possa quebrar a chamada regra de ouro, e possa organizar dentro do orçamento as condições para tal", completou.

A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica formada por 12 senadores e mais de 190 deputados também já se mobiliza em defesa da prorrogação do auxílio emergencial e da ampliação do Programa Bolsa Família.

Semana decisiva para prorrogação do auxílio emergencial

A prorrogação do auxílio emergencial, igual ao de 2020 ou com alterações, é uma possibilidade que tem sido amplamente discutida no Governo Federal.

Várias propostas de retorno ou mudanças para a prorrogação do auxílio emergencial estão sendo especuladas.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que espera que a decisão sobre a prorrogação do auxílio emergencial seja tomada ainda nesta semana.

Senado, Câmara dos Deputados, ministros e o presidente Jair Bolsonaro discutem e se pronunciam sobre esse tema, desde o retorno do Congresso Nacional, após recesso, e das eleições das novas presidências do Senado e da Câmara.