pis/pasep

PIS-PASEP 2020/2021: após antecipação do calendário do abono salarial, veja se recebe nesta quinta (11)

O pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2020/2021 – ano-base 2019 - foi antecipado e já começou

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 11/02/2021 às 7:19 | Atualizado em 06/01/2023 às 9:38
Reprodução/Rádio Jornal
FOTO: Reprodução/Rádio Jornal

O pagamento antecipado do abono salarial 2020/2021 – ano-base 2019, começou, na última terça-feira (9). Nesta quinta-feira (11), será realizada mais uma etapa do benefício.

Mais de 7,5 milhões de trabalhadores terão direito ao saque do abono salarial nesta etapa do calendário, totalizando mais de R$ 5,9 bilhões em recursos disponibilizados. 

Também foi antecipado o pagamento do abono salarial para os funcionários públicos ou trabalhadores de empresas estatais, nesse caso, o calendário é de acordo com o dígito final do número de inscrição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Antecipação do pagamento do abono salarial

A antecipação do abono salarial (PIS-PASEP 2020/2021) foi para os nascidos em maio e junho.

Os recursos, que estariam disponíveis apenas em 17 de março, poderão ser transferidos nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, junto com o pagamento daqueles nascidos em março e abril.

Para funcionários públicos ou trabalhadores de empresas estatais, a partir desta quinta-feira, 11 de fevereiro, fica disponível o crédito para inscritos com final 6 e 7, como no calendário original, e para aqueles com final 8 e 9, que serão antecipados.

Calendário do PIS-Pasep

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberam o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) em 2020.

Os nascidos em janeiro e fevereiro tiveram o recurso disponível para saque no mês passado.

Os servidores públicos com final de inscrição do Pasep entre 0 e 4 também receberam em 2020 e com final 5 em janeiro deste ano. O fechamento do calendário de pagamento do exercício 2020/2021 acontece em 30 de junho.

Calendário do PIS

Novo calendário de pagamento do PIS
Novo calendário de pagamento do PIS
Reprodução

Calendário do PASEP

Novo calendário de pagamento do Pasep
Novo calendário de pagamento do Pasep
Reprodução

Quem tem direito a receber o abono salarial

PIS

Tem direito ao abono salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social, conforme categoria da empresa.

Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas.

Pasep

As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição no Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil.

Nesse caso, o beneficiário pode optar por realizar transferência para conta de mesma titularidade em outras instituições financeiras, nos terminais de autoatendimento do BB ou no portal do Banco do Brasil, ou ainda efetuar o saque nos caixas das agências.

Para o exercício atual, o banco identificou abono salarial para 2,7 milhões de trabalhadores vinculados ao Pasep, totalizando R$ 2,57 bilhões.