ELEIÇÕES

Sócia do Santa Cruz vai votar com máscara do Sport e causa tumulto no Arruda

Eleições para presidência do Santa Cruz acontecem nesta quinta-feira (11). O repórter da Rádio Jornal, João Victor Amorim, conversou com a torcedora.

Sócia do Santa Cruz vai votar com máscara do Sport e causa tumulto no Arruda

A mulher precisou trocar a máscara para votar no Arruda - Foto: João Victor Amorim / Rádio Jornal

Um tumulto foi registrado durante as eleições para escolha do novo presidente do Santa Cruz, que acontece nesta quinta-feira (11), na sede do clube, no Arruda, Zona Norte do Recife. É que uma sócia do tricolor compareceu ao local para votar usando uma máscara do Sport Club do Recife. 

>>>Em dia de eleição para presidência do Santa Cruz, homem invade e furta loja oficial da Cobra Coral

As informações são do repórter da Rádio Jornal, João Victor Amorim. De acordo com ele, a mulher preferiu não ser identificada, mas concedeu entrevista. O fato causou muito tumulto e ela precisou trocar a máscara e votar acompanhada de membros da comissão eleitoral.

Candidato se pronuncia sobre o ocorrido

Em entrevista à Rádio Jornal, Roberto Freire preferiu desconsiderar o caso para evitar maiores problemas. 

Vistoria realizada

Depois da vistoria feita pelos fiscais da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), órgão ligado à Secretária de Saúde de Pernambuco, no Estádio do Arruda, o Santa Cruz conseguiu a liberação do Governo de Pernambuco para a realização da eleições do Santa Cruz (para o triênio 2021-2023) e marcou o pleito para esta quinta-feira (11). A informação foi confirmada pelo diretor de segurança patrimonial do Santa Cruz, George Neves, à reportagem da TV Jornal. O horário de votação começou por volta das 11h e segue até às 20h.

Protocolo contra a covid-19

A vistoria sanitária precisou ser feita devido ao Decreto Estadual nº 50.052, de 7 de janeiro de 2021, que proíbe eventos com acima de 150 pessoas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a comissão eleitoral do Santa Cruz apenas informou no último dia 4 de fevereiro que ''cerca de duas mil pessoas participariam do pleito'' e ''não apresentou o protocolo sanitário a ser adotado'', algo que foi feito somente na tarde da terça-feira (09), um dia antes da data marcada para as eleições.

> Santa Cruz acerta renovação do meia Chiquinho e lateral Leonan

> Marcelo Martelotte justifica escolha por Bileu ao invés de André no time titular do Santa Cruz

> Após polêmica, Santa Cruz retoma ideia e consegue liberação para vender água mineral em botijão

''Tudo que o Governo de Pernambuco nos colocou, a gente já tinha cumprido bastante para que o torcedor votasse com tranquilidade. Houve a orientação para melhorar o acesso de entrada para que o fluxo fosse mais rápido [...] Não precisa chegar todo mundo no mesmo horário, pois podemos prorrogar até 20h'', informou o diretor de segurança patrimonial do Santa Cruz, George Neves.

Vistoria no Arruda

De acordo com o Gerente-geral da Apevisa, Josemaryson Bezerra, o Santa Cruz precisava apenas encontrar uma estratégia para não ocasionar aglomerações de torcedores, durante o pleito eleitoral, por conta da covid-19. 

''Não é uma coisa muito complexa. O clube tem que montar um sistema unidirecional. Eles (Santa Cruz) começaram a corrigir a parte do acesso para pessoas fazerem a arrecadação de quem está inadimplente. Foi só essa observação que nós fizemos para que não haja o cruzamento entre os torcedores'', afirmou.

Problema resolvido

Ainda segundo Josemaryson Bezerra, a Apesiva decidiu em conjunto com o Procon e a Secretária de Desenvolvimento de Pernambuco sobre os ajustes que o Santa Cruz precisou fazer. Com a situação resolvida, conforme mostram as fotos acima, o clube coral tomou as devidas providências. Depois disso, o laudo foi entregue ao Santa Cruz e as eleições liberadas.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.