vacinação

Amazonas deve ser o primeiro estado a vacinar toda a população contra a covid-19, diz ministro da Saúde

O Amazonas deve ser o primeiro estado brasileiro a vacinar toda a população contra a covid-19, disse Eduardo Pazuello, ministro da Saúde

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/02/2021 às 8:34 | Atualizado em 12/12/2022 às 12:16
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em reunião com os 13 prefeitos da Região Metropolitana de Manaus, falou sobre a vacinação contra a covid-19 no Brasil, nessa segunda (15).

A reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde funciona o comitê de crise instalado pelo Ministério da Saúde (MS) em Manaus.

A aceleração do Plano Nacional de Imunização, no Estado, envolve uma força-tarefa com a participação do Governo Federal, por meio do MS e Ministério da Defesa, do Governo do Amazonas e das prefeituras municipais, além de outros parceiros que estão sendo agregados. 

Vacinação contra covid-19

O Amazonas deve ser o primeiro estado brasileiro a ter vacinação plena contra a covid-19, disse o ministro. Eles começarão a vacinar, a partir de 22 de fevereiro, o público-alvo a partir de 50 anos de idade.

A meta é vacinar, em 10 dias, todas as pessoas desse grupo, nos 13 municípios. Somente Manaus deverá vacinar 267 mil pessoas, de acordo com dados divulgados pela Prefeitura.

"Os prefeitos são donos da vacinação e esse protagonismo não pode ser tirado deles. Mas, para fazer a aceleração, vamos envolver todos os meios possíveis do estado e do Governo Federal, com todo o apoio necessário", afirmou o ministro.

Novos lotes de vacinas

O ministro anunciou que a aceleração será possível porque, até o dia 22 de fevereiro, o Ministério da Saúde terá recebido dois lotes dos dois laboratórios que já estão produzindo vacinas, o Butantan (Coronavac/Sinovac) e a Fundação Osvaldo Cruz (AstraZêneca/Oxford).

Logo no início de março, outros dois lotes serão entregues. Além das vacinas que são encaminhadas aos estados, por partilha proporcional, o MS vai destinar os 5% do Fundo de Imunização para o Amazonas.