COVID-19

Bolsonaro diz que enviará comitiva a Israel para conhecer spray nasal contra covid-19

"Pelo que tudo indica, o tratamento da covid-19 em casos graves, através desse spray, tem tudo para dar certo", disse Bolsonaro

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 16/02/2021 às 18:30 | Atualizado em 05/12/2022 às 8:46
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que enviará uma comitiva brasileira para conhecer o spray nasal EXO-CD24 contra a covid-19, que está sendo desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel.

"Estamos acertando também uma comitiva que vai a Israel, do spray para curar a covid-19, o EXO-CD24. Se Deus quiser, vai dar certo", disse em vídeo.

"Pelo que tudo indica, o tratamento da covid em casos graves, através desse spray, tem tudo para dar certo", acrescentou o presidente.

Segundo ele, o Brasil deve participar da próxima etapa de testes do produto, que está na fase 3. Na sexta-feira (12), Bolsonaro falou por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre o assunto.

Testes com spray nasal contra covid-19

Em seu site, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) disponibiliza informações de diversas fontes sobre pesquisas pelo mundo em tecnologias relacionadas à covid-19, inclusive medicamentos.

De acordo com o Inpi, em publicação no dia 8 de fevereiro, os testes de fase 1 com o EXO-CD24 já foram concluídos.

O texto explica que o medicamento é inalado uma vez por dia durante alguns minutos, durante cinco dias, sendo direcionado diretamente para os pulmões.

O Inpi destaca que, até o momento, não há vacina ou tratamento farmacológico aprovado para covid-19.

As vacinas que estão sendo aplicadas em diversos países foram autorizadas apenas para uso emergencial e ainda estão sendo estudadas.