vacina

COVID-19: Pernambuco deve receber cerca de 400 mil doses de VACINAS até a próxima semana

O secretário de Saúde André Longo, informou que Pernambuco deve receber por volta de 400 mil doses de vacinas contra covid-19

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 17/02/2021 às 17:27 | Atualizado em 29/11/2022 às 10:38
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário estadual de Saúde, André Longo, informou, nesta quarta-feira (17), que o Ministério da Saúde prometeu a entrega de 10,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até o dia 28 de fevereiro para os estados.

O informação foi passada aos gestores estaduais durante reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com os governadores estaduais.

Na divisão, Pernambuco deve receber 4,5% dessas doses, o que corresponde a pelo menos 400 mil doses, sendo 320 mil da CoronaVac e 80 mil doses da vacina produzida pela Oxford/AstraZeneca.

"Toda a logística de Pernambuco estará pronta para uma nova distribuição em, no máximo, 24 horas para todos os municípios de Pernambuco", disse.

Quem deve receber as doses da vacina contra covid-19?

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, as doses das vacinas que têm sido entregues devem priorizar a imunização de trabalhadores de saúde e a população idosa.

No entanto, Longo acrescenta que Pernambuco está mais adiantado do que alguns estados com relação a faixa etária dos imunizados.

"Na última entrega, o Ministério da Saúde remeteu doses para idosos acima de 90 anos. Há uma expectativa para que agora ele distribua para idosos entre 85 e 90 anos", disse Longo.

"Pernambuco já adotou, desde a chegada das primeiras doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, a vacinação para idosos acima de 85 anos. Ou seja, Pernambuco já está mais adiante na vacinação de idosos do que outros estados", explicou.

"E alguns municípios, como Recife e Jaboatão dos Guararapes, já adiantaram, inclusive, a utilização de vacinas para o público de 80 a 84 anos", detalhou. 

O secretário André Longo revelou a informação durante coletiva de imprensa online, que aconteceu nesta tarde.

Assista a coletiva sobre vacinas contra covid-19