CASSAÇÃO

TRE-PE afasta prefeito e vice-prefeito de Arcoverde e políticos ficam inelegíveis por oito anos

Além dos atuais gestores, a ex-prefeita de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Brito, também foi punida pela Justiça

TRE-PE afasta prefeito e vice-prefeito de Arcoverde e políticos ficam inelegíveis por oito anos

Prefeito e vice de Arcoverde foram afastados do cargo pelo TRE-PE - Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por unanimidade, afastar José Wellington Cordeiro Maciel e Israel Lima Braga Rubis, prefeito e vice-prefeito de Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco. A decisão foi tomada, nesta quinta-feira (18), depois da Corte Eleitoral negar os recursos dos dois e manter a decisão do juiz de primeiro grau, que havia cassado os registros de candidatura dos políticos. 

Com a decisão, o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Siqueira, o Siqueirinha (PSB), deverá assumir a Prefeitura e convocar novas eleições. A ex-prefeita de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Brito,  também é ré no processo. O TRE-PE informou que, com base Artigo 22 da Lei Complementar 64/1990, os três ficam políticos ficam inelegíveis por oito anos. A reportagem tenta contato com a prefeitura do município para obter a resposta dos gestores sobre a punição.

O motivo do afastamento

Em 13 de novembro passado, José Wellington Cordeiro Maciel e Israel Lima Braga Rubis tiveram os registros de candidatura cassados por prática de abuso de poder político e econômico. Ambos entraram com uma liminar e conseguiram concorrer ao pleito de gestores municipais e venceram as eleições em Arcoverde.

De acordo com o TRE-PE, a liminar foi concedida com o objetivo de assegurar a proclamação do candidato como eleito enquanto o mérito não havia sido julgado, o que aconteceu nesta quinta-feira (18), prevalecendo a decisão da primeira instância, que cassou os registros de candidatura. O julgamento pode ser assistido na página do TRE-PE no YouTube.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.