novo auxílio emergencial

"Vamos poder prorrogar o auxílio emergencial", afirma presidente do Senado após reunião com Paulo Guedes

Rodrigo Pacheco esteve em reunião com outros membros do Governo Federal para conversar sobre o novo auxílio emergencial

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/02/2021 às 20:11 | Atualizado em 18/11/2022 às 11:03
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
FOTO: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco se reuniram, nesta quinta-feira (18), com os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Secretaria de Governo, Luiz Ramos.

Durante a reunião, chegaram a um acordo pela continuidade das votações para a recriação do auxílio emergencial e das medidas de corte de gastos obrigatórios.

A expectativa é que o Senado comece a discutir a PEC para a prorrogação do auxílio emergencial na próxima semana.

CPF pode indicar novos beneficiários

Uma das mudanças em relação à primeira etapa do auxílio emergencial, que teve pagamentos efetuados até o mês de janeiro de 2021, é que o número de brasileiros com direito ao programa deve ser menor do que em 2020.

>> Auxílio emergencial: Governo fará seleção prévia para pagamento de benefício em 2021

O objetivo é evitar distorções para que ninguém receba o auxílio emergencial, indevidamente, como aconteceu no ano passado.

Com a possibilidade do cruzamento de dados, como do Caged, INSS, MEI e CNIS, o Governo Federal consegue consultar o CPF de cada cidadão.

Assim é possível identificar se a pessoa é servidor público, militar, aposentado, pensionista, empresário, além de descobrir quem são os dependentes daquela pessoa no Imposto de Renda e saber quem tem direito ao auxílio emergencial ou não.