VACINA

Pernambuco deve distribuir mais 82 mil doses de vacina contra covid-19 para imunizar idosos acima de 80 anos a partir desta quarta

Doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegaram a Pernambuco na manhã desta quarta-feira

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 24/02/2021 às 9:37 | Atualizado em 19/10/2022 às 9:04
Janaína Pepeu/Divulgação
FOTO: Janaína Pepeu/Divulgação

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, em entrevista à Rádio Jornal, anunciou que o Estado recebeu na manhã desta quarta-feira (24) mais 82 mil doses de vacina contra a covid-19.

As doses devem ser distribuídas aos municípios ainda nesta quarta. Segundo o secretário, as novas doses devem ser disponibilizadas a idosos com idades entre 80 e 84 anos em todo o Estado.

De acordo com Longo, a ideia é "uniformizar" o processo de vacinação no público desta faixa etária. A capital, Recife, já vacina pessoas com mais de 80 anos há alguns dias.

"Hoje, temos 160 pessoas acima de 80 anos internadas nas UTIs do SUS em Pernambuco. Se a gente puder diminuir esse número, vai ser muito importante. Vamos cuidar dessas pessoas mais vulneráveis", disse André Longo.

O secretário não detalhou quais os primeiros municípios a receber imunizante nem quantidade de doses para cada cidade.

Vacina contra covid-19

As doses recebidas nesta quarta-feira foram produzidas pelo laboratório indiano Serum com a fórmula desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

Segundo o secretário de Saúde, as doses devem começar a ser enviadas aos municípios ao longo desta quarta-feira.

Desde o início da campanha de vacinação, são os municípios que ficam responsáveis por aplicar as doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo governo do Estado.