Saúde

MAMÓGRAFO MÓVEL NO RECIFE: Veja quando o exame pode ser feito GRATUITAMENTE no seu bairro agora em março

Mamógrafo móvel deve atender até 2.400 mulheres neste mês

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 01/03/2021 às 7:36 | Atualizado em 15/02/2023 às 9:23
Divulgação
FOTO: Divulgação

Fundamental na prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama, a mamografia é um exame simples e rápido, mas que, muitas vezes, as mulheres encontram dificuldade para realizar o procedimento no serviço público de saúde.

Neste mês de março, um mamógrafo móvel vai circular por bairros do Recife e realizar o atendimento em até 2.400 mulheres que moram na cidade.

A prefeitura da cidade divulgou um calendário que mostra onde os exames podem ser feitos ao longo do mês.

Neste dia 1º de março, por exemplo, o mamógrafo móvel vai estar no posto de saúde Francisco Pignatari, na Estrada do Arraial, em Casa Amarela, na Zona Norte da capital.

>> Para conferir a lista com datas e locais, clique aqui.

O exame pode ser feito por mulheres de idades entre 50 e 69 anos. Por meio de nota a prefeitura esclareceu alguns pontos sobre os atendimentos para as mulheres:

“Seguindo as orientações do Plano de Convivência com a Covid-19, os atendimentos devem ser previamente agendados nas unidades em que o caminhão do mamógrafo irá estacionar, já que as marcações são limitadas".

"Em cada local serão disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para o turno da manhã e 30 para o turno da tarde, exceto nos dias 20 e 27 de março - quando estarão abertas 30 vagas em cada ação”, diz nota divulgada pela prefeitura.

A nota diz ainda que o resultado dos exames sai em 20 dias.

“Para realizar o exame, é necessário levar documento oficial de identificação com foto, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência", afirmou a prefeitura.

"O uso de máscara é obrigatório e o distanciamento físico deve ser respeitado. Nos locais do exame, haverá água, sabão e álcool 70% para a higienização das mãos”, disse.

Mais cuidados

“As mulheres devem estar atentas às mamas, no dia a dia, para que possam reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas", orientou a prefeitura da cidade.

"Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas".

"Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença".

"Amamentar também é um fator de proteção”, finalizou