H1N1

INFLUENZA A: Gripe suína pode causar NOVA PANDEMIA, segundo estudo

Entenda como a gripe suína, conhecida também como Influenza A e H1N1, que já provocou uma pandemia, pode ser responsável por outra

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/03/2021 às 9:44 | Atualizado em 27/01/2023 às 8:14
Pixabay
FOTO: Pixabay

Uma pesquisa publicada na revista científica Cell Host & Microbe revelou que o vírus da Influenza A - responsável pela gripe suína - estava presente em mais de 50% das criações de suínos na Europa.

Cerca de 2,5 mil propriedades rurais passaram pelo processo de verificação. Foram analisadas mais de 18 mil amostras individuais, que possibilitaram a identificação das quatro principais linhagens da influenza.

A Influenza A pode virar pandemia

De acordo com um artigo da BBC Future, essas variantes podem formar blocos de construção de uma pandemia, ou seja, há a possibilidade de o vírus se adaptar e passar a infectar humanos de forma substancial.

>> Covid-19: Com UTIs públicas cheias, Pernambuco vai contratar leitos da rede privada

Timm Harder, chefe do Laboratório de Referência da Gripe Animal do Instituto Friedrich Loeffler, contou que, no final dos anos 1990, fazendas de suínos com 200 animais eram a exceção.

"Agora, temos fazendas com 20 mil porcos. É um aumento grosseiro no tamanho da fazenda. Isso é algo que muda a epidemiologia dos vírus da gripe", disse ele ao portal britânico.

 

Risco da H1N1

Os porcos misturam vírus de humanos, pássaros e outras espécies e acabam produzindo mutações capazes de se tornarem letais e altamente contagiosas, levando ao risco de mais uma epidemia global.

A pandemia de gripe suína - Influenza A (H1N1), em 2009, atingiu mais de 70 países e provocou a morte de mais de 150 mil pessoas, segundo a BBC.

>> Influenza: Pode consumir bebida alcoólica após receber a vacina contra a gripe?

Gripe suína

Em 2009, uma nova cepa do vírus H1N1 Influenza passou a circular e causou uma pandemia.

Originalmente, a doença era chamada de gripe suína porque havia a suspeita de que o vírus tivesse sido transmitido ao homem a partir de porcos.

A doença começou a ser registrada inicialmente no México e depois se espalhou pelos Estados Unidos.

>> Covid-19: André Longo diz que Pernambuco poderá adotar medidas mais restritivas nos próximos dias

O vírus era altamente contagioso e se espalhou rapidamente, o que fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitisse um alerta de pandemia, em abril de 2009.

“A gente teve a chegada de outra grande epidemia que foi a nossa gripe suína de 2009", disse Stefan Cunha Ujvari, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

"Ela acabou chegando aqui causando surpresa, que foi a mortalidade de população jovem, e poupando os idosos”, explicou ele.