PEC EMERGENCIAL

Câmara dos Deputados: PEC Emergencial, que viabiliza AUXÍLIO EMERGENCIAL, deve ser votada na próxima semana

De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o colégio de líderes pediu mais tempo para analisar a PEC Emergencial

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 04/03/2021 às 17:54 | Atualizado em 13/01/2023 às 9:43
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) informou que a PEC Emergencial, começará a ser votada na Casa na próxima terça-feira (09).

O texto, que cria mecanismos de ajuste fiscal e permite a retomada do pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia da covid-19, foi aprovado pelo Senado em segundo turno.

Após reunião do colégio de líderes, foi firmado o entendimento de que a Casa precisa de mais tempo para analisar a proposta. Para relatar a proposta, Lira escolheu o deputado Daniel Feitas (PSL-SC).

Para ser aprovada, a proposta deve ter os votos de três quintos dos deputados, no mínimo, em cada turno da votação. Ou seja, aprovação de 308 dos 513 deputados.

>> O que é a PEC emergencial? Texto libera auxílio emergencial, mas congela salários

“Não é justo que a PEC Emergencial saia hoje do Senado e a Câmara tenha que votar hoje ou amanhã sem discutir", disse Arthur Lira.

"O Senado levou um tempo maior e os deputados e deputadas tendo conhecimento do texto, pelo menos dá para os partidos e as lideranças se posicionarem com relação ao mérito a partir da terça-feira, que é o que eu penso”, falou.

Na avaliação do presidente da Câmara, se houver um acordo entre as lideranças partidárias, há a possibilidade de a tramitação da PEC Emergencial ser acelerada.

Para isso, tem que ser aprovado um requerimento de urgência para que a análise do texto ocorra diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.

Caso isso ocorra, a possibilidade é de votar a proposta em primeiro e segundo turnos ainda na quarta-feira (10), com a quebra do intervalo de votação entre os turnos, que é de cinco sessões entre um turno e outro.

Proposta da PEC Emergencial

As medidas propostas proíbem novas leis que criem cargos ou empregos públicos que impliquem aumento de despesa, bem como alteração de estrutura de carreira.

A realização de concursos públicos também estaria proibida.

>> PEC Emergencial, que prevê retorno do auxílio emergencial, deve ser votada nos próximos dias na Câmara dos Deputados

Essas proibições seriam aplicadas automaticamente sempre que o Congresso Nacional autorizasse a União a realizar operações de crédito cujo montante excedesse as despesas.

O parecer também prevê mecanismos para estados e municípios fazerem seus próprios ajustes fiscais e reduzir o endividamento.

A PEC permite contratações temporárias pelo poder público, a criação de cargos, o reajuste de despesas obrigatórias e a criação de renúncias fiscais no contexto de enfrentamento de uma calamidade pública.