PANDEMIA

Covid-19: Governador de Pernambuco diz que ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 94%

Paulo Câmara concedeu entrevista à TV Jornal e falou sobre a situação do Estado diante do aumento de casos e mortes da doença

Covid-19: Governador de Pernambuco diz que ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 94%

Paulo Câmara concedeu entrevista à TV Jornal e falou sobre a situação do Estado diante do aumento de casos e mortes da doença - Foto: Reprodução/NE10 Interior

Em entrevista à equipe de reportagem da TV Jornal nesta sexta-feira (5), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, falou sobre situação do Estado diante do aumento de casos e mortes da covid-19. Na ocasião, Câmara comunicou que a ocupação dos leitos de UTI na rede pública é de 94%, enquanto que na rede privada esse número está em 90%.

>>Covid-19: Mortes e ocupação de leitos voltam a aumentar em Pernambuco

Além disso, o governador falou sobre a situação do transporte público de passageiros. Confira abaixo a entrevista feira pela repórter Cinthia Ferreira.

 

Vacinas

A vacina é a grande esperança para vencermos essa guerra. De acordo com o governador Paulo Câmara, Pernambuco está tentando a liberação de mais vacinas. Ele também disse que se a situação não mudar, podemos ter medidas restritivas mais severas também durante a semana. E não descarta a possibilidade das escolas fecharem novamente.

 

PE registra crescimento de casos da covid-19 em quase todas faixas etárias

O governo estadual realizou, nesta quinta-feira (4), uma nova entrevista coletiva para detalhar o andamento do combate a pandemia da covid-19 em Pernambuco. O secretário de Saúde André Longo e o secretário executivo de Defesa Social Humberto Freire participam na ocasião.

Até esta quinta, Pernambuco já confirmou 304.732 casos da doença, sendo 32.722 graves e 272.010 leves. Durante o evento, André Longo alertou para o aumento de número de casos em todas as faixas etárias, exceto nos idosos acima dos 85 anos. 

"A doença tem levado a um crescimento no número de casos em praticamente todas as faixas etárias. Notamos que, com exceção daqueles com acima dos 85 anos, todos estão com aumento no registro de casos graves.", afirmou. 

Ainda segundo Longo, a faixa daqueles que possuem 85 anos ou mais teve uma redução, possivelmente por causa da vacinação contra a covid. "Já na faixa dos idosos com mais de 85, tivemos uma redução de 25% nos casos de síndrome respiratória aguda grave. Esse fator pode indicar um reflexo da vacinação dessas pessoas em Pernambuco"

Alerta para os jovens

Longo fez um alerta para os jovens que seguem descumprido o isolamento social e as medidas de segurança para conter o avanço da covid. "Os jovens que se acham invencíveis, que vão pra balada, que vão pra curtição, podem sim desenvolver casos graves. Então cuidem-se. Cuide de vocês e daqueles que ficam em casa. É muito importante que todos atentem para essa questão".

Possível novo hospital de campanha

O secretário de saúde de Pernambuco disse também que existe um plano para abrir um novo hospital de campanha no bairro dos Coelhos, área central do Recife. "Temos o projeto de um hospital de Campanha para a região dos Coelhos. Estamos caminhando nesse processo, com os editais de chamamento tanto para a construção do equipamento, quanto para uma organização social que venha operar esse hospital, que inicialmente tem uma perspectiva de 430 leitos. A execução desse hospital vai depender da velocidade da doença e da quantidade de leitos que conseguirmos abrir nas próximas semanas", declarou. 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.