PANDEMIA

Covid-19: Mesmo com abertura de leitos de UTI, taxa de ocupação em Pernambuco é de 95% na rede pública e 92% na privada

Diferentemente do começo da pandemia de covid-19, no ano passado, agora, são os jovens que ocupam a maioria dos leitos, não mais os idosos

Covid-19: Mesmo com abertura de leitos de UTI, taxa de ocupação em Pernambuco é de 95% na rede pública e 92% na privada

Para atender pacientes mais graves, o Estado recebeu 79 respiradores, que devem possibilitar a abertura de novos leitos - Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

O Estado de Pernambuco abriu 11 leitos de UTI na rede pública, mas a taxa de ocupação continua em 95%. Isso porque os casos da covid-19 não param de crescer e ainda não há vacina para todos. Na rede privada, a ocupação é de 92%. 

Respiradores

Para atender mais pacientes graves contaminados pelo coronavírus, novos respiradores chegaram. Ao todo, foram 79 respiradores. Os equipamentos serão enviados à unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife e interior do Estado, nos próximos dias, o que vai permitir a abertura de novos leitos de UTI.

>> Com covid-19, cantor Edson, da dupla com Hudson, é internado em UTI de São Paulo

Expectativa

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, a expectativa é de que outros 150 ventiladores cheguem, nas próximas semanas, para reforçar a rede.

 

>> Vai morrer muita gente na fila sem oxigênio, prevê médico de Serra Talhada, no interior de Pernambuco

Situação

O aumento na procura por esses equipamentos só reflete o quanto a situação da covid-19 no Estado vai se tornando ainda mais dramática.

Gileno Camilo é gerente de uma distribuidora de materiais médico-hospitalares. Ele faz entregas em vários hospitais, inclusive no de referência no tratamento da infecção pelo novo coronavírus, localizado em Boa Viagem.

Para ele, a rotina nas últimas semanas se tornou bem mais puxada. Isso porque a demanda por produtos como álcool e luvas subiu bastante.

Redes

Na tentativa de fugir do colapso na saúde, o governo decidiu transformar 10 leitos de enfermaria do Hospital da Pessoa Idosa em UTIs.

Além disso, também abriu mais 10 leitos de terapia intensiva no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão, chegando assim a um total de 1.068 leitos de UTI, em toda a rede pública.

Jovens

Diferentemente do começo da pandemia, no ano passado, agora, são os jovens que ocupam a maioria dos leitos, não mais os idosos: uma possível indicação de que as vacinas possam estar mudando essa realidade.

Contudo, enquanto as vacinas não chegam para todos, os números de novas infecções e mortes não param de crescer.

Boletim

De acordo com o último boletim, mais 373 novos casos de covid-19 foram confirmados em Pernambuco, e também mais 34 óbitos.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.