Pandemia

PETROLINA atinge 95% de ocupação nos leitos de UTI para COVID-19 e só tem mais duas vagas

Cidade que já teve 60 leitos do SUS, conta agora com 44 destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 09/03/2021 às 8:34 | Atualizado em 29/12/2022 às 13:06
SES-PE
FOTO: SES-PE

Em se tratando de covid-19, a cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, está em estado crítico.

No momento, 95,5% dos leitos de UTI destinados a pacientes com o novo coronavírus já estão ocupados. No domingo (7), a taxa chegou a 100%.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (9) pela secretaria de Saúde do município. Dos 44 leitos disponíveis, 42 estão ocupados.

Dos pacientes internados, 27 são moradores de Petrolina e 15, residem em outras cidades do entorno.

A cidade já acumula 216 óbitos em decorrência da Covid-19, informou a Secretaria de Saúde.

No domingo, ao informar a população sobre a ocupação de 100% nos leitos naquele dia, o prefeito Miguel Coelho alertou para a importância das pessoas tomarem cuidados necessários para a prevenção da covid-19.

"Tenho muita esperança de que conseguiremos abrir mais leitos nos próximos dias, mas feliz de verdade eu ficaria se ninguém precisasse deles", escreveu.

"Entretanto, pessoal, isso não depende de mim; depende de cada pessoa entender a gravidade da pandemia e fazer a sua parte cuidando de si e cuidando do outro", finalizou.

Leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Petrolina tem 44 leitos do SUS destinados aos pacientes com covid-19. Antes, o município tinha 60, mas alguns foram fechados devido baixa demanda da época.

A secretaria de Saúde de Pernambuco prometeu abrir 20 novos leitos na cidade, mas não precisou a data de quando isso vai acontecer.

Veja nota da Secretaria Estadual de Saúde:

"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que tem monitorado permanentemente a situação epidemiológica do Estado e a rede de assistência".

"Também tem realizado as ações necessárias para garantir o atendimento dos pernambucanos, ampliando os leitos na rede própria e contratualizando na privada".

A ação, segundo a nota, "tem possibilitado a oferta, atualmente, de mais de 2 mil vagas de UTI e enfermaria em todas as regiões pernambucanas".

A SES-PE destacou que a Central de Regulação do Estado tem feito os "encaminhamentos necessários para os hospitais de referência e para demais leitos criados para o atendimento desses pacientes em todo o estado".

Ainda falando sobre novas vagas: "nos próximos dias, a rede de saúde da IV Macrorregião de Saúde será reforçada com 20 novos leitos de UTI no Hospital e Maternidade Santa Maria, em Araripina, e na UPAE de Petrolina".

"A SES-PE ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados e filantrópicos".

"Por fim, a SES-PE ressalta que, neste momento de aceleração da doença no Estado, é preciso que todos reforcem a adoção do cuidado e respeitem as regras de prevenção".

A SES-PE lembra que somente seguindo as medidas de proteção é que "será possível diminuir a aceleração da doença e a quantidade de pacientes com quadros graves da Covid-19".