Vacinação

Prefeitura de Paulista suspende vacinação de repente e idosos com mais de 75 anos voltam para casa sem receber imunizante

Suspensão da vacinação acontece após falhas na organização da distribuição dos imunizantes contra Covid-19 na cidade de Paulista

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 10/03/2021 às 9:38 | Atualizado em 21/12/2022 às 8:19
Juliana Oliveira/TV Jornal
FOTO: Juliana Oliveira/TV Jornal

Após as aglomerações de idosos registradas durante a vacinação contra covid-19 em Paulista, no Grande Recife, na terça-feira (9), a prefeitura do município suspendeu o processo de imunização.

O problema é que a suspensão não foi amplamente comunicada à população e muitos idosos saíram cedo de casa nesta quarta-feira (10) com a expectativa de serem vacinados.

Deram de cara nos portões dos centros de imunização e voltaram sem receber o imunizante. Este seria apenas o terceiro dia de vacinação para pessoas com idades a partir de 75 anos.

Na manhã desta quarta-feira, muitos idosos se aglomeravam na frente do Clube Municipal de Paratibe, onde, na terça-feira, foram registradas confusão e muitas filas.

>> Vacina contra covid-19 pode afetar fluxo menstrual, aponta estudo

“Eu vim ontem à tarde e um funcionário pediu para eu voltar hoje cedo”, reclamou um aposentado. Dona Luzinete, de 77 anos, também não estava entendendo o que aconteceu.

“Cheguei às 7h. Todo mundo esperava a vacina e soube que não tem vacina hoje, não sei quando vai ter. Fiquei triste, queria tomar [a vacina] para ficar bem. Agora, não sei quando vai ter”, disse.

Outro idoso lembrou que, antigamente, se avisava “no carro de som”. E a filha de uma idosa de 79 anos reclamou da falta de comunicação com a prefeitura da cidade.

Falta de comunicação

A prefeitura de Paulista só enviou comunicado à imprensa sobre a suspensão na manhã desta quarta-feira (10).

A reportagem do site da Rádio Jornal confirmou que o anúncio também só foi feito no site da própria prefeitura nesta quarta.

A reportagem não encontrou informações sobre a suspensão nem no Instagram nem no Facebook da Prefeitura.

Antes disso, a secretária de Saúde do município, Sônia Arruda, só fez o comunicado em uma entrevista à TV Globo, veiculada às 19h18 da terça-feira (9).

>> Entenda como funciona os testes rápidos de Covid-19

Na entrevista à TV Globo, a secretária explicou que as doses de vacina acabaram e que o município aguarda novas remessas para retomar o processo de vacinação.

Apenas idosos acamados seguem sendo vacinados na cidade. Segundo a secretária entre a segunda-feira (8) e a terça-feira (9), cerca de 2.700 idosos foram vacinados.

Esta não é a primeira vez que a vacinação precisa parar em Paulista. Em fevereiro, a prefeitura já havia suspendido a vacinação contra covid-19 também por falta de imunizantes.

Ainda não há uma data certa para a retomada das aplicações, uma vez que a gestão municipal precisa aguardar o recebimento de mais doses do Estado.

A expectativa é que isso aconteça entre o final desta semana e início da próxima.

Aplicativo para agendamento de vacinação

A Prefeitura de Paulista recebeu duras críticas por não realizar o agendamento da população, o que provocou as aglomerações nos postos de vacinação da cidade.

A prefeitura de Paulista anunciou que vai disponibilizar um aplicativo para realização de agendamentos prévios nas próximas etapas da vacinação, como acontece em cidades como Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Atualmente, de acordo com o IBGE, Paulista tem uma população de mais de 300 mil habitantes.

O que disse a Prefeitura de Paulista

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar um aplicativo para a marcação da nova etapa da vacinação contra a covid-19.

Com lançamento até a sexta-feira (12.03), o aplicativo vai evitar aglomeração nos pontos agendados via internet, além de manter a segurança do distanciamento social.

Enquanto isso, a vacinação dos idosos está suspensa, exceto para os idosos acamados.

Ocupação nos hospitais em Pernambuco

Até a noite da terça-feira (09.03), em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), 95% dos leitos no estado estavam ocupados, representando 1.036. Somente estão disponíveis 5% (54 leitos) para a população.

Para se ter uma ideia da magnitude da situação, a necessidade desse leito é, exatamente, para os pacientes que desenvolvem os sintomas graves da covid-19.

Cuidados reforçados

Nas últimas 24h, contando a partir desta terça-feira (09.03), o Estado de Pernambuco registrou 1.319 casos de covid-19; 17 óbitos."