CORONAVÍRUS

"Lockdown é medida paliativa. O mecanismo é uso de máscara, distanciamento e higienização", diz especialista

Para o especialista Gauss Cordeiro, não houve, em nenhum momento, um lockdown verdadeiro no Brasil

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 17/03/2021 às 16:30 | Atualizado em 17/11/2022 às 11:24
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

No programa Rádio Livre desta quarta-feira (17), Anne Barretto e Leandro Oliveira entrevistaram o estatístico e professor da UFPE, Gauss Cordeiro para falar sobre a quarentena que se aproxima em Pernambuco.

Na conversa, Gauss emitiu sua opinião, baseada em análises estatísticas, sobre a situação atual da pandemia em Pernambuco e no Brasil de forma geral.

Para ele, não houve, em nenhum momento, um lockdown verdadeiro no país. "Em primeiro lugar, gostaria de salientar que nunca houve, nem em Pernambuco, nem no Brasil, um lockdown rigoroso", disse o espcialista.

"No último lockdown, houve aglomerações em praças, praias e ruas. Então, para haver as restrições, é necessário que aconteça uma fiscalização, além de punições, caso as medidas sejam descumpridas".

Ouça a entrevista completa

Ele acrescentou que o lockdown não é uma medida eficaz, mas sim paliativa, e que o período de 10 dias, que vai acontecer no estado a partir desta quinta-feira (18), não é suficiente.

"Se não existir o lockdown, as pessoas vão morrer em casa, como aconteceu na Itália. Fazer um lockdown de 10 dias não adianta. É pouco produtivo. Não adianta o povo deixar de ir trabalhar pra depois aglomerar".

Mas então, qual a solução para reduzir os casos de covid-19? Para o especialista, só existe um mecanismo: uso de máscaras, distanciamento social e higienização.

"Gostaria que existisse um remédio para resolver, mas não existe. A única maneira é o uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos", disse.

No fim da entrevista, Gauss disse que o Brasil não está na segunda onda da pandemia, como muitas pessoas acreditam. "Nós nunca tivemos segunda onda", disse ele.

"Nós estamos tendo picos da primeira onda. Ainda estamos na primeira onda", concluiu.

Afinal, para que serve a "média móvel"?

O especialista explicou também para que serve a média móvel de casos de covid-19. "O conceito de média móvel é feito para regularizar uma série temporal", explicou.

"Quando você faz a média móvel, você consegue observar a tendência dessa série, tendo uma percepção melhor do que vai acontecer", destacou.