Calendário do Auxílio Emergencial

Auxílio emergencial 2021 começa a ser pago em 5 de abril? O que falta?

Antes, expectativa do governo era começar novo auxílio emergencial ainda em março. Entenda como vai ser a ordem de pagamento do auxílio emergencial 2021

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 23/03/2021 às 7:09 | Atualizado em 26/10/2022 às 11:26
Welington Lima/JC Imagem
FOTO: Welington Lima/JC Imagem

O calendário para a nova fase de pagamento do auxílio emergencial, em 2021, está na mesa do presidente Jair Bolsonaro, segundo apurado pelo SBT News.

Já há uma previsão de data para o início dos pagamentos, para quem não faz parte do Bolsa Família.

Os beneficiários do Bolsa Família já possuem todos os calendários de pagamento do auxílio emergencial 2021.

Início dos pagamentos do Auxílio Emergencial

A previsão é que os pagamentos do auxílio emergencial comecem em 5 de abril para os informais que não recebem o Bolsa Família.

No entanto, o início dos pagamentos depende do presidente, e espera apenas o aval dele para ser divulgado.

A data representa um atraso em comparação à expectativa inicial do governo, que esperava iniciar os pagamentos em 18 de março.

>> Auxílio emergencial 2021 poderá ser movimentado via Pix ou transferências?

Ordem de pagamento

A ordem de pagamento vai depender se o beneficiário tem conta na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil e se fez a atualização dos dados no aplicativo "Caixa Tem".

A ideia é que, como no ano passado, aquelas pessoas que recebem o Bolsa Família sigam o calendário de pagamento do programa para receber o auxílio emergencial.

A ordem no Planalto é revisar os dados dos cadastros para evitar que quem não precisa do benefício receba a ajuda - como aconteceu com milhares de pessoas no ano passado.

Bolsonaro quer garantir que a ajuda chegue primeiro aos informais atingidos de forma direta pelas restrições desde o início deste mês, em combate ao avanço da covid-19, que teve seu mês mais letal em março.

O benefício será pago em 4 parcelas mensais, de abril a junho. O governo planeja compensar o fim dos pagamentos em agosto com uma ampliação do Bolsa Família.