VACINA

COVID-19: Anvisa suspende prazo de análise sobre uso emergencial da vacina Sputnik V

A Anvisa informou que a medida contra a Sputnik V foi adotada em função da ausência de documentos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 28/03/2021 às 15:40 | Atualizado em 04/10/2022 às 13:13
Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão
FOTO: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão

Com informações da Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota na noite desse sábado (27), informando a suspensão dos prazos de análises do pedido de uso emergencial da vacina russa Sputnik V.

O pedido havia sido feito na semana que passou pela União Química, empresa responsável pelo imunizante russo, no Brasil. Segundo a Anvisa, a medida foi adotada em função da ausência de documentos.

“Devido à ausência de documentos considerados importantes para a análise, conforme previsão legal, houve a suspensão da contagem dos prazos", diz o órgão.

A Agência ainda explicou que a contagem ficará suspensa "até que a empresa apresente as informações descritas como 'não apresentado' no painel divulgado".

>> Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo

Segundo a Anvisa, o painel apresenta a porcentagem relativa ao status de submissão de cada um dos relatórios e informações necessárias à análise de autorização de uso temporário e emergencial.

Apesar da suspensão do prazo, a Agência informou que continua a análise das demais informações apresentadas pela União Química.

Versamune

Sobre a Versamune, a Anvisa emitiu exigências para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, depois de analisar o pedido de realização de estudos clínicos das fases 1 e 2 de desenvolvimento do imunizante.

A Versamune é uma vacina desenvolvida em parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), a empresa Farmacore e a PDS Biotechnology, dos Estados Unidos.

Segundo a Agência, a documentação foi protocolada na quinta-feira (25) e que “as exigências não suspendem a análise das demais informações apresentadas pelas desenvolvedoras da vacina”.