NOVO CORONAVíUS

Pernambuco supera a marca de 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas

O balanço das vacinação contra a covid-19 foi revelado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)


Pernambuco supera a marca de 1 milhão de doses da vacina contra a covid-19 aplicadas

Vacina contra a covid-19 - Foto: Jailton Jr/JC Imagem

Nesta terça-feira (30), Pernambuco ultrapassou a marca de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas na população desde o dia 18 de janeiro. De acordo com o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunização, foram exatas 1.005.497 doses já utilizadas, sendo 775.526 na primeira aplicação e 229.971 na segunda dose. Apenas nesta terça-feira (30/03), estavam agendados no Geraldão mais de 1 mil pessoas, entre o drive-thru e o centro de vacinação.

"Esperamos que as vacinas, que são adquiridas pelo Governo Federal, continuem chegando rotineiramente e em maior quantidade para que possamos avançar e beneficiar toda a população inclusa nos grupos prioritários, evitando, principalmente, mais casos graves e óbitos pela Covid-19", afirmou a superintendente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo.

Balanço da vacinação

Até o momento, Pernambuco recebeu 1.438.880 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.192.160 da Sinovac/Butantan e 246.720 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. Importante lembrar que, até o último dia 19/03, a indicação do Governo Federal era que as vacinas para a 2º dose do Butantan fossem guardadas, impedindo um maior avanço na imunização em todo o país.

Só a partir do último dia 20 de março foi autorizado o uso dos imunizantes recebidos nos últimos dias em sua totalidade como primeira dose. Com isso, são 1.094.700 unidades para a primeira dose (53% dessas doses recebidas apenas nesta segunda quinzena de março) e 344.180 para a segunda.

"Precisamos lembrar que são necessárias duas doses para que o indivíduo fique protegido. É importante que cada um fique atento ao prazo para finalizar seu esquema vacinal corretamente, de acordo com o tipo de vacina que tomou", destaca Ana Catarina.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.