Sexta-feira Santa

PÁSCOA: Veja como foi a celebração da Paixão de Cristo ao vivo e online nesta Sexta-feira Santa (2)

Fieis católicos podem assistir a celebração da Paixão de Cristo pela internet, devido a pandemia da covid-19

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 02/04/2021 às 11:31 | Atualizado em 05/08/2022 às 17:42
Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife
FOTO: Reprodução/Arquidiocese de Olinda e Recife

Tradicionalmente, a Paixão de Cristo costuma reunir centenas de católicos em igrejas de todo o mundo, mas, neste ano, devido a permanência dos índices altos de contágio pelo novo coronavírus, isso não pode acontecer.

Nesta sexta-feira (2), a celebração desta data foi transmitida ao vivo e pode ser acompanhada pelos fieis na internet. A transmissão da celebração da Paixão de Cristo foi compartilhada na página do Facebook da Arquidiocese de Recife e Olinda.

Dom Fernando Saburido começou a missa da Paixão de Cristo por volta das 15h, direto da Catedral Metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda.

Confira toda a transmissão da Paixão de Cristo de 2021:

 

A importância de celebrar a Paixão de Cristo

A celebração da Paixão de Cristo emociona muitos cristãos. Para os católicos, a Sexta-feira Santa é comemorada para relembrar os últimos passos de Jesus Cristo em direção ao lugar onde foi crucificado.

Segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi crucificado no Monte do Calvário, também chamado de Gólgota.

Na celebração da Sexta-feira Santa, o líder da cerimônia, um padre ou bispo, se deita no chão, como forma de respeito à memória do Cristo.

Há também um momento da celebração em que os fieis beijam uma cruz. No entanto, neste ano, em face da pandemia, o beijo na cruz não será realizado por quem estiver dentro das igrejas.