Saúde

Vacinas, medidas preventivas e variantes: Especialistas tiram dúvidas sobre a covid-19

O evento realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tirou dúvidas sobre a pandemia do novo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

TV Jornal

Publicado em 05/04/2021 às 17:05 | Atualizado em 28/08/2023 às 18:13
X

Com informações da ONU News

Diante da curva crescente de casos da covid-19 no Brasil e os recordes negativos de casos registrados, a Organização Mundial da Saúde (OMS) organizou uma sessão de perguntas e respostas em português com vários especialistas da saúde para falar sobre a pandemia da covid-19.

Entre os assuntos debatidos, em uma live realizada, nesta segunda-feira (05), os especialistas da OMS falaram sobre importância de continuar com medidas preventivas, como lavagem de mãos e o uso de máscaras de proteção, além das vacinas contra o novo coronavírus.

Participaram no evento, o vice-diretor-geral da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa.

Assim como a diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos da OMS, Mariângela Simão, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima.

Confira abaixo o vídeo completo na íntegra


            
                
            
            

Medidas contra a covid-19 em Pernambuco

Após o período de quarentena, que aconteceu durante 14 dias no mês de março, o Governo de Pernambuco iniciou um novo plano de convivência com a covid-19. De acordo com o governo estadual, o objetivo é evitar aglomerações e, consequentemente, o aumento de casos do novo coronavírus no Estado.

Segundo o decreto, as lojas do comércio de rua e dos shoppings reabrem às 10h e podem ficar abertas até às 20h durante a semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados.

As academias de ginástica também voltaram a funcionar. As regras são válidas, inicialmente, até o dia 25 de abril. Clique aqui e confira todos os horários.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Tags

Autor