Pandemia do novo coronavírus

Pessoas com comorbidade no Recife podem agendar vacina a partir deste sábado; veja o que é necessário

Primeiro grupo de pessoas com comorbidade já começam a receber vacina neste domingo, 2 de maio

Gabriel dos Santos Araujo Dias
Gabriel dos Santos Araujo Dias
Publicado em 01/05/2021 às 13:10
Buda Mendes/Getty Images
FOTO: Buda Mendes/Getty Images

Moradores do Recife com comorbidades começam a receber a vacina contra a covid-19 a partir deste domingo (dia 2). O agendamento para o recebimento do imunizante abre às 18h deste sábado (1º), de acordo com a Prefeitura do Recife. Mais de 75 mil pessoas integram este grupo na capital pernambucana, de acordo com a gestão municipal.

Em nota divulgada na tarde deste sábado, a prefeitura disse que, nesta fase poderão receber as doses da vacina contra a covid-19 pessoas "com idades entre 18 e 59 anos com obesidade mórbida, síndrome de Down, vivendo com HIV, transplantadas de órgão sólido ou medula óssea e com doença crônica em diálise" e "pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades especificadas no PNO [Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a covid]". Segundo a gestão, todas as informações podem ser encontradas no site Conecta Recife.

Agendamento

O agendamento deve ser efeito exatamente pelo site Conecta Recife ou pelo aplicativo de mesmo nome. Para fazer o agendamento, as pessoas com comorbidades vão precisar anexar um documento que comprove a situação individual que permite o recebimento do imunizante neste grupo. "Para comprovar a condição de saúde, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade", diz a nota da prefeitura.

Declaração de comorbidade

"Nesse primeiro momento, serão aceitos como documento comprobatório a declaração, em modelo fornecido pela Secretaria de Saúde do Recife (disponível no Conecta Recife), que deve ser preenchida e assinada por médico, ou laudo médico que contenha uma das comorbidades elencadas no PNO com o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição", disse a prefeitura.

  • "Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. A declaração ou o laudo precisam ser originais e ficarão retidos no local. Apenas as pessoas com Síndrome de Down estão isentas da declaração, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida", acrescentou.

Nota completa da Prefeitura do Recife

"A Prefeitura do Recife libera, a partir das 18h deste sábado (1º), o agendamento para vacinação contra covid-19 de pessoas com comorbidades. A imunização já poderá ser feita a partir deste domingo (2). O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos. A expectativa da Prefeitura do Recife é vacinar, ao todo, mais de 75 mil pessoas desse novo grupo.

“A partir de hoje, às 18h, estará disponível o agendamento de um novo grupo, formado por pessoas com comorbidades. Serão dois eixos. O primeiro para pessoas com idades entre 18 e 59 anos com obesidade mórbida, síndrome de Down, vivendo com HIV, transplantadas de órgão sólido ou medula óssea e com doença crônica em diálise. O segundo é formado por pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades especificadas no PNO. Tudo isso está no Conecta Recife”, explicou João Campos, no anúncio feito em visita ao centro de vainação drive-thru montado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O prefeito destacou que na plataforma também é possível ter acesso ao modelo da documentação que precisará ser anexada para o agendamento. “Nossa rede está preparada. Quem não tiver laudo, deve procurar alguma unidade de saúde da cidade para obter o documento”, orientou o prefeito.

Passam a ser contempladas com a vacinação, neste momento, as pessoas de 18 a 59 anos que são transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com Síndrome de Down; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); e pessoas com obesidade mórbida. Também vão poder se vacinar as pessoas com idade entre 55 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (PNO), definidas pelo Ministério da Saúde.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, selecionando o grupo de comorbidades ao qual pertence. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para comprovar a condição de saúde, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade.

Nesse primeiro momento, serão aceitos como documento comprobatório a declaração, em modelo fornecido pela Secretaria de Saúde do Recife (disponível no Conecta Recife), que deve ser preenchida e assinada por médico, ou laudo médico que contenha uma das comorbidades elencadas no PNO com o respectivo CID (Classificação Internacional de Doenças) da doença/condição.

Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. A declaração ou o laudo precisam ser originais e ficarão retidos no local. Apenas as pessoas com Síndrome de Down estão isentas da declaração, tendo em vista que a informação poderá ser autorreferida."