celebração

CORPUS CHRISTI: Entenda significado, origem e por que sempre cai às quintas-feiras

Em 2021, o dia de Corpus Christi cai no dia 03 de junho

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 03/06/2021 às 8:40 | Atualizado em 22/11/2022 às 17:43
Eduarda Cabral
FOTO: Eduarda Cabral

Com informações do UOL.

O dia Corpus Christi faz parte do calendário católico. A data sempre cai em uma quinta-feira e, em 2021, isso acontece em 3 de junho.

No Estado de Pernambuco, não é feriado e sim considerado ponto facultativo apenas para repartições públicas e entidades da administração direta e indireta.

O comércio e serviços funcionam normalmente de acordo com o plano de convivência com a covid-19.

Entenda por que o Corpus Christi não tem uma data específica e só os católicos consideram uma festividade religiosa.

O que significa Corpus Christi?

"Corpus Christi" é uma expressão em latim, que significa "corpo de Cristo".

A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português), e tem o objetivo celebrar a eucaristia (sacramento católico que relembra a Última Ceia).

Durante a eucaristia, celebrada nas missas católicas, são distribuídas aos fiéis a hóstia, uma espécie de pão sagrado que representa o corpo de Cristo.

Qual a origem de Corpus Christi?

A festa de Corpus Christi surgiu por iniciativa do papa Urbano 4º, que instituiu o Corpus Christi oficialmente por meio da bula Transiturus, em 8 de setembro de 1264.

Quando era um padra, o pontífice conheceu na Bélgica uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon (depois conhecida como Santa Juliana) e ela contou que o próprio Cristo lhe dizia para que a eucaristia fosse celebrada com honra. Além disso, houve o chamado Milagre de Bolsena.

> É feriado no dia de Corpus Christi em Pernambuco? confira o que abre e o que fecha nesta quinta-feira

Na ocasião, a história diz que um padre resolveu celebrar a missa e, quando ele partiu a hóstia, começou a escorrer sangue.

Juntando os dois episódios, Urbano 4º decretou que o Corpus Christi passasse a ser considerado uma festividade oficial da Igreja Católica. A festividade chegou ao Brasil pelos portugueses que povoaram o Brasil Colônia.

Por que Corpus Christi tem datas diferentes?

De acordo com a apuração de Matheus Adami, a festa acontece na quinta-feira imediatamente depois do domingo da Santíssima Trindade (que ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes).

> Corpus Christi: PRF reforça fiscalização nas rodovias de Pernambuco

O Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa. Sendo assim, o dia Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa. Em 2021, o Domingo de Páscoa foi em 4 de abril, então o Corpus Christi ocorre em 3 de junho.