DÚVIDAS

Tomei a vacina contra covid-19 e meu braço está doendo. É normal? Saiba o motivo e o que fazer

Muitas pessoas estão se queixando de dores no local onde a injeção contra a covid-19 foi aplicada

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 18/06/2021 às 6:47 | Atualizado em 26/06/2022 às 22:02
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Uma das principais reações entre as pessoas que tomaram a vacina contra a covid-19 é a dor no braço. Muitos que se vacinaram estão se queixando de um incômodo no local onde a injeção para combater o coronavírus foi aplicada.

Mas você sabe o porquê isso acontece? E o que se deve fazer para amenizar tais dores?

A reportagem da Rádio Jornal conversou com o médico Alfredo Leite, pneumologista do Hospital Oswaldo Cruz, para tirar as principais dúvidas a respeito dessa queixa de parte da população que se vacinou e está sentindo dores no braço. Confira as respostas abaixo.

Tomei a vacina contra a covid e meu braço ficou doendo. Por que isso acontece?

A dor no local da injeção é o sintoma mais comum de reação à vacinação de uma forma geral. E não é diferente da vacina contra a covid-19.

Ela decorre do processo inflamatório que representa a resposta do organismo mais imediata àquele antígeno... Àquelas proteínas estranhas que estão sendo introduzidas ali. Isso é normal e, dependendo da vacina, essa dor no local pode ocorrer em até 80% dos pacientes. 

A dor já dura há dias, o que fazer para amenizar? Posso tomar algum analgésico?

Na maioria dos vacinados, essa dor persiste de dois a três. Eventualmente, pode ficar por mais tempo. O manejo disso é aplicando gelo no local e com analgésicos comuns, como dipirona ou paracetamol. 

Em algum momento, devo procurar o médico para analisar o quadro?

Apenas em casos muito excepcionais, muito raros, as pessoas podem ter uma reação inflamatória mais intensa no local, com vermelhidão e com sinais de infecção bacteriana no local da injeção.

Isso é muito incomum e raramente acontece. Nessa situação, aí sim, você deve procurar um médico.

 >> Covid-19: Pode consumir bebida alcoólica após tomar vacina da AstraZeneca? 

Devo deixar de me vacinar para evitar as reações?

Jamais. Essas reações locais, assim como as reações de febre e moleza no corpo passam depois de poucos dias de tomar a vacina.

E, o que fica, é a imunidade que pode evitar que vocês tenha uma doença potencialmente grave e fatal. Então, as reações vacinais não podem ser motivo para que as pessoas deixem de se vacinar.