RESPEITO

Saiba quem é Carl Nassib, o primeiro atleta a se assumir gay na NFL

Carl Nassib tem 28 anos e seu comunicado fez história no mundo esportivo

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/06/2021 às 16:15 | Atualizado em 15/06/2022 às 20:44
Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

Em um ambiente dominado pelo machismo e em que falar sobre homossexualidade ainda é um tabu, o jogador Carl Nassib, do Las Vegas Raiders, entrou para a história ao revelar em um vídeo publicado nas suas redes sociais que é gay, nesta segunda-feira (21).

O jogador da NFL é o primeiro atleta abertamente homossexual a disputar a liga esportiva profissional de futebol americano dos Estados Unidos.

"Quero aproveitar um breve momento para dizer que eu sou gay. Eu venho querendo fazer isso há algum tempo e finalmente me sinto confortável para tirar isso do meu peito. Eu realmente tenho a melhor vida, família e amigos que poderia pedir (...) Eu sou uma pessoa muito reservada, então não estou fazendo isso por atenção. Só penso que representatividade e visibilidade são muito importantes. Espero que um dia vídeos como esse não sejam mais necessários", disse Carl Nassib.

Veja o vídeo:

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Carl Nassib (@carlnassib)

 

Carl Nassib também aproveitou para revelar a doação de 100 mil dólares (cerca de R$ 500 mil na cotação atual) para a Trevor Project, uma organização que trabalha no combate ao suicídio de jovens LGBTQIA+ nos Estados Unidos.

Após o anúncio do jogador, a NFL destacou a importância da representatividade na liga.

"A família NFL está orgulhosa de Carl por corajosamente compartilhar sua verdade hoje. A representatividade é importante. Compartilhamos sua esperança de que, em breve, declarações como as dele não sejam mais dignas de nota, enquanto marchamos em direção à igualdade total para a comunidade LGBTQ +. Desejamos a Carl toda a sorte nesta temporada", disse Roger Goodell, comissário da NFL.

O time pelo qual Carl Nassib atua, o Las Vegas Raiders também compartilhou uma mensagem de apoio nas redes sociais ao gesto do atleta titular da equipe.

 

Há sete anos Michael Sam foi selecionado pelo então St. Louis Rams e se tornou o primeiro jogador abertamente gay a ser draftado, ou seja recrutado, na NFL.

Sam, no entanto, nunca chegou a jogar na liga. Antes dele, outros atletas de futebol americano já haviam se assumido gays ou bissexuais, mas nenhum deles enquanto jogador de um time da NFL, o que mudou com o anúncio de Carl Nassib.

Saiba mais sobre Carl Nassib

Carl Nassib é natural de West Chester, no estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, e se prepara para sua sexta temporada na NFL.

O atleta já passou por Cleveland Browns e Tampa Bay Buccaneers e atualmente joga na linha defensiva do Las Vegas Raiders.

Segundo o UOL, durante o colegial o atleta disputou competições no atletismo e no basquete, já com quase os 2,01m que tem atualmente, mas preferiu o futebol americano.

Em 2015, Nassib foi eleito entre os dez melhores defensores do futebol americano universitário dos EUA.