MORTE DE LÁZARO

Vídeos e fotos do corpo de Lázaro Barbosa crivado de balas circulam na web

Internautas dividiram opiniões nas redes sociais sobre compartilhamento de imagens de Lázaro Barbosa

Gustavo Henrique
Gustavo Henrique
Publicado em 28/06/2021 às 12:15 | Atualizado em 13/05/2022 às 15:44
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A prisão e morte de Lázaro Barbosa, nessa segunda-feira (28), geraram muita repercussão nas redes sociais.

No twitter, grande maioria dos internautas comemorou o fato, outros se mostraram surpresos com a captura de Lázaro e uma minoria criticou o compartilhamento de fotos e vídeos que mostram o corpo dele com ferimentos expostos e marcado com tiros.

Alguns vídeos foram mostrados nos sites da TV e Rádio Jornal, borrados e com as devidas tarjas de exibição.

> Morte de Lázaro Barbosa: 'CPF cancelado', diz Bolsonaro nas redes sociais

> Polícia adia depoimento da ex-companheira de Lázaro Barbosa após a mulher passar mal

>>>"Não consigo viver mais. Para mim, a vida acabou", diz mãe de Lázaro Barbosa

Sobre fotos e imagens de corpos, em respeito aos familiares e aos leitores, não publicamos imagens desse tipo.

O Código de Ética do Jornalismo, no capítulo III destaca que "o jornalista não pode divulgar informações de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes".

Em vídeo divulgado pelo portal Metrópoles, é possível ver o "serial killer de Brasília" (forma como ficou conhecido na mídia), próximo à casa da ex sogra, em Águas Lindas, antes de morrer. Na câmera de segurança, o relógio marca 20h26min do último domingo (27).

 

Após a morte de Lázaro Barbosa durante troca de tiros na segunda-feira (28), a polícia encontrou vários itens dentro da mochila do criminoso.

O 'serial killer de Brasília', como ficou conhecido nas redes sociais, passou 20 dias fugindo de uma força-tarefa com mais de 270 agentes, em Águas Lindas de Goiás. Aos 32 anos, ele fugiu três vezes da prisão e era acusado de diversos crimes.

Veja abaixo a lista de itens encontrados com Lázaro Barbosa:

  • 1 pistola;
  • 1 revólver calibre 38;
  • Carregador de pistola;
  • Isqueiro;
  • R$ 4,4 mil em espécie
  • Gandola Camuflada;
  • Balaclava;
  • Luva de pano;
  • Frasco branco com óleo;
  • Vidro branco com antibiótico Amoxicilina;
  • Macarrão instantâneo;
  • Tempero pronto;
  • Cebola;
  • Biscoito;

Mãe de Lázaro concede entrevista

A mãe de Lázaro Barbosa de Sousa, o "serial killer de Brasília" (como ficou conhecido na mídia), de 32 anos, morto durante confronto contra policiais nessa segunda-feira (29), disse que não tinha condições de contratar um advogado para o filho.

Ele foi capturado e morto após 20 dias de buscas realizadas pela Polícia Civil. Segundo informações do UOL, a mãe dele, Eva Maria Sousa, de 51 anos, desde o filho ter assassinado os membros de uma família, só conversou com Lázaro em uma oportunidade.

A ligação feita à mãe pelo fugitivo ocorreu de um número desconhecido, segundo ela. Mesmo assim, ela tentou retornar as ligações, mas o filho não atendeu mais.

"Ele entrou em contato uma vez, por telefone. Eu estava muito nervosa e perguntei para ele: 'Cadê a mulher [Cleonice, que estava desaparecida, à época]?'. Ele disse 'Não sei. Não está comigo'. Depois, não falou mais nada e desligou, quando falei para ele que meu telefone estava rastreado", contou Eva.

Veja alguns tweets

 
 
 
 

Alguns vídeos foram postados nos sites da TV e Rádio Jornal, borrados e com as devidas tarjas de exibição, que mostram a captura do suspeito e o momento em que ele é jogado em um carro do Corpo de Bombeiros.

Confira

Morte

O Governo de Goiás confirmou que Lázaro Barbosa, preso no 20º dia de buscas em Goiás, está morto. A morte aconteceu durante confronto com a polícia.

De acordo com informações repassadas pela reportagem do SBT, Lázaro não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. A Secretaria de Saúde Pública do Estado de Goiás confirmou a morte do suspeito de cometer uma chacina em Ceilândia, no Distrito Federal.

 

Prisão

O governador do estado do Goiás, Ronaldo Caiado, informou, através de um vídeo publicado em suas redes sociais, que Lázaro Barbosa, suspeito de cometer uma chacina em Ceilândia, no Distrito Federal, além de diversos outros crimes, foi preso nesta segunda-feira (28), data que marcou o 20º dia de caçada a Lázaro, conhecido na mídia e internet como o "serial killer de Brasília".

"Ta aí, minha gente, como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", escreveu Caiado no twitter.

Veja o anúncio

 

Buscas intensificadas

Esta segunda-feira (28) marca o vigésimo dia de caçada a Lázaro Barbosa, 32, o homem mais procurado pelas forças policiais do Goiás e Distrito Federal. De acordo com Metrópoles, homens da força-tarefa saíram às pressas da base, localizada em Girasso (GO), e foram até ágaus Lindas de Goiás, no entorno do Distrito Federal.

É que Lázaro teria sido visto no Setor Itamaracá, na área rural da cidade, a 20km da base. Ele estaria escondido na casa da ex-sogra nos últimos dias, segundo denúncias recebidas pelos policiais. Três helicópteros sobrevoam a região neste 20º dia de buscas. Os bloqueios seguem na BR-070.

Solto na madrugada do último sábado (26/6), o caseiro Alain Reis Santana, 33, estaria colaborando espontaneamente com as forças policiais nas buscas a Lázaro Barbosa.

Ainda segundo Metrópoles, por meio de nota, os advogados do funcionário da chácara em que o suspeito estaria se escondendo informaram que Alain ofereceu apoio aos investigadores por conhecer bem a região e “o possível paradeiro de Lázaro”.

“Mesmo estando em liberdade, de forma livre e espontânea, Alain colabora com as buscas ao fugitivo Lázaro Barbosa, desde 26 de junho”, diz o texto.

De acordo com os defensores, a atuação do caseiro “comprova a boa-fé, a boa índole e o interesse de Alain em colaborar com o trabalho das autoridades de segurança”.

Alain foi denunciado com o patrão, Elmi Caetano Evangelista, 74, por supostamente esconder, alimentar e ajudar o maníaco a fugir da Justiça.

“Eu fazia tudo lá na casa do seu Elmi, cuidava dos peixes, cuidava das vacas. Desconfiei de que ele estava escondendo algo, vi o Lázaro três vezes, a última na quinta-feira. Na quarta-feira, ele falou que, se eu falasse pra alguém [o paradeiro do suspeito], ele sabia onde eu morava, que ia pegar minha família”, contou o caseiro após ser solto.

Alain ainda disse que não sabe qual a natureza da amizade de Lázaro com Elmi.

O caseiro foi liberado após audiência de custódia, que ocorreu na tarde da última sexta-feira (25/6). A juíza Luciana Oliveira de Almeida Maia da Silveira entendeu que, no caso de Alain, “os indícios de autoria até o momento colhidos revelam-se frágeis, principalmente porque a relação com o outro autuado é de patrão-empregado”.

“Não é possível extrair dos autos que ele tenha aderido à suposta conduta do proprietário da fazenda de ajudar Lázaro. Quanto à arma e às munições, a posse não pode ser-lhe estendida, porque foram encontradas no interior da Fazenda Caetano, que pertence ao outro autuado”, ressaltou a magistrada.

Lázaro é acusado de cometer crimes brutais, como latrocínio, estupros e homicídios. A suspeita é de que, na última semana, ele tenha se escondido e se alimentado na chácara de Elmi.

Ao prender Alain, a polícia alegou que o chacareiro dava cobertura a Lázaro e que ele estaria com uma das armas roubadas por Lázaro, com 50 munições, na região de Cocalzinho (GO), uma espingarda calibre .22.

As equipes apreenderam duas armas de ar comprimido, sendo que uma delas foi modificada mecanicamente para disparar munição de calibre .22.

Segundo o caseiro, as armas eram do patrão, Elmi Caetano. A defesa do chacareiro disse ter pedido habeas corpus do homem. A intenção da defesa é conseguir soltura ou prisão domiciliar.

Comparsas presos

De acordo com inforamções publicadas no Correio Braziliense, um dos homens presos nessa quinta-feira (24) é um ex-patrão do criminoso. Esta sexta-feira (25) representa o 17º dia de caçada ao suspeito.

Ainda segundo a reportagem do Correio, o ex-patrão de Lázaro é um fazendeiro que se chama Elmi Caetano Evangelista, de 74 anos, morador de Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás, onde as buscas pelo criminoso são realizadas.

>>>Saiba quais animais Lázaro Barbosa pode ter abatido e comido durante fuga na mata

>>>Vídeo antigo mostra Lázaro Barbosa agradecendo ao ganhar bicicleta: 'Que Deus abençoe vocês'

>>>Defesa de Lázaro Barbosa se manifesta e pede proteção física e mental caso ele seja preso; veja o que diz documento

Elmi foi preso por policiais penais da Diretoria de Operações Penitenciárias (Dpoe) do Distrito Federal. No momento da prisão, ele estava dirigindo um veículo de modelo Strada, na cor branca. Ele teria desobedecido a ordem dos policiais para parar o veículo. Houve uma perseguição, os policiais interceptaram o carro e prenderam o idoso.

Com ele, os policiais encontraram duas espingardas e 50 munições, que, segundo o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, foram roubados por Lázaro em uma propriedade rural durante a fuga dos últimos dias.

Não se sabe ainda por quanto tempo Lázaro trabalhou para Elmi nem em que função, mas o Correio apurou que os serviços foram prestados em uma fazenda do idoso.

Outro comparsa preso

O outro preso na quinta-feira (25) é um caseiro de Elmi. O Correio Braziliense identificou o caseiro como Alain Reis de Santana, de 33 anos. Ele foi preso por agentes do Comando de Operações de Divisas da Polícia Militar do Estado de Goiás (COD/PCGO).

Ainda não se sabe qual a relação do caseiro com Lázaro. É possível que eles tenham trabalhado juntos na fazenda de Elmi.

Os dois presos nessa quinta-feira foram autuados por porte ilegal de armas e facilitação na fuga do criminoso.

O que diz o advogado dos suspeitos?

Os dois presos foram levados para a delegacia de Águas Lindas de Goiás. Segundo o G1, Ilan Barbosa se apresentou na frente da delegacia como advogado dos dois. O profissional disse que ambos negam participação no crime.

Ilan disse também que o fazendeiro trata um câncer e que nunca viu Lázaro. Por outro lado, o caseiro teria dito ao advogado que já viu uma pessoa parecida com Lázaro.

A polícia segue nas buscas por Lázaro e acredita que "uma rede de psicopatas" ajuda na fuga. A força-tarefa faz buscas em uma área de 50 km e tenta encontrar também outras pessoas que podem ter ajudado na fuga.