rota de colisão

Entenda o plano da China para desviar trajeto de asteroide que pode acabar a Terra

Diante da possibilidade de um corpo celeste entrar em rota de colisão com a Terra, pesquisadores chineses traçaram um plano para desviar do planeta

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 08/07/2021 às 18:23 | Atualizado em 02/08/2022 às 18:43
NASA
FOTO: NASA

Com informações de Folha de São Paulo.

Diante da possibilidade de um corpo celeste entrar em rota de colisão com a Terra, em algum momento, seis pesquisadores chineses traçaram um plano para enviar 23 dos maiores foguetes da China para extinguir qualquer risco do asteroide atingir o nosso planeta.

Mas por que isso? Como num filme de ficção científica, os especialistas afirmam que a colisão poderia acabar com vida na Terra.

As simulações matemáticas, feitas por cientistas do Centro Nacional de Ciências Espaciais da China, apontam que a estratégia de foguetes vai atingir simultaneamente um grande asteroide.

Com isso, poderia desviá-lo do caminho original a uma distância de 1,4 vezes o raio da Terra. O estudo do asteroide foi publicado na revista científica Icarus.

Em que se baseiam os cálculos do asteroid?

Os cálculos são baseados em um asteroide chamado Bennu, que orbita o Sol e tem 381 metros de altura. O Bennu pertence a uma classe de rochas com potencial para causar danos regionais ou continentais.

A estimativa é que os asteroides que medem mais de 1 km podem gerar consequências em todo o planeta Terra.

 

O asteroide Bennu viaja em torno do Sol a uma velocidade de 101.389 km/h e pode ser visto a cada seis anos a partir da Terra.

Aquecido pela luz solar, o asteroide aumenta a temperatura e emite radiação térmica em diferentes sentidos durante o movimento de rotação e com o tempo altera a órbita.

Esse fenômeno é conhecido como Efeito de Yarkovsky.