boletim médico

Jair Bolsonaro segue internado; Confira o estado de saúde do presidente

O presidente Jair Bolsonaro segue internado para tratar de crises de soluço e de uma obstrução intestinal

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 14/07/2021 às 16:15 | Atualizado em 12/07/2022 às 17:13
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro segue internado para tratar de crises de soluço e de uma obstrução intestinal.

De acordo com o Palácio do Planalto, o líder executivo precisou ser transferido para o hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde deve passar por novos exames, por orientação do médico Antônio Luiz Macedo.

Ele também atendeu Bolsonaro após o ataque de faca sofrido em 2018, durante a campanha eleitoral para a presidência. Anteriormente, o presidente estava no Hospital das Forças Armadas.

Em entrevista à CNN, o gastrocirurgião da Beneficência Portuguesa de São Paulo Alexandre Sakano afirmou que uma possível cirurgia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria mais difícil, justamente pelos procedimentos médicos anteriores pelo qual ele passou.

De acordo com a nota enviada pelo governo federal, Jair Bolsonaro está bem, consciente e conversando normalmente.

Apesar disso, nessa quarta-feira (14), o presidente da República teria uma reunião com os presidentes dos poderes Judiciário e Legislativo que aconteceria a partir das 11h na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, mas foi cancelada devido aos problemas de saúde.

O encontro de Jair Bolsonaro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux e com os presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) seria para apaziguar a relação entre os três poderes diante dos acontecimentos recentes.

Bolsonaro está com crise de soluço: O que causa e como tratar?

Há dias, ele reclama da frequência incomum dos soluços, além de ter sentido dores abdominais. Você sabe o que pode causa uma crise de soluço? Confira abaixo as respostas em relação à a doença:

Segundo os médicos, existem vários motivos para um soluço persistente (crise), sendo que entre os mais comuns são comer rápido e em grande quantidade, tomar refrigerante, engolir ar, mudanças bruscas de temperatura, tabagismo (por exemplo, cigarro), álcool, ansiedade e estresse. 

ATUALIZAÇÃO: Leia aqui - Veja informações sobre estado de saúde de Bolsonaro na manhã desta quinta-feira (15)