HABILITAÇÃO

Carteira de Motorista: Provas teóricas para tirar e renovar a CNH sofrem mudanças; Saiba mais

Simulado eletrônico, utilizado pelos candidatos que pretendem retirar/renovar a CNH e mudar de categoria, também sofreu mudanças

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/07/2021 às 17:30 | Atualizado em 08/06/2022 às 16:02
Paulo Maciel/ Detran-PE
FOTO: Paulo Maciel/ Detran-PE

Após as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em abril de 2021, os exames teóricos para quem pretende retirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e também para quem busca mudar de categoria, sofreram alterações.

Segundo Blog Mobilidade, novas questões foram adicionadas ao banco de dados do exame teórico para a primeira habilitação e ao simulado eletrônico de todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do País.

Em Pernambuco, o simulado pode ser acessado no site do DetranPE. A ferramenta costuma ser uma grande aliada daqueles que estão se preparando para tirar a CNH.

Mudanças no CTB provocaram alterações no exame da CNH

Com as mudanças no CTB, o banco de dados recebeu 183 novas questões, outras 162 foram retiradas e 58 quesitos sofreram ajustes.

Atualmente, o banco soma cerca de 2 mil questões, material utilizado para a composição das provas teóricas presenciais. Já o Simulado Eletrônico recebeu 20 novas questões e 57 sofreram atualizações.

Segundo o Detran-PE, além das mudanças provocadas pelo CTB, técnicos da Gerência de Produção Pedagógica da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE realizam monitoramento sistemático de todo conteúdo para fazer atualizações sempre que necessário.

O simulado de provas teóricas serve como treinamento para candidatos à primeira habilitação, renovação ou reciclagem. Ao acessar o site, o candidato escolhe a opção em que se enquadra.

É um instrumento para o usuário avaliar o nível de conhecimento e ficar familiarizado para o exame presencial. O simulado possui 30 quesitos que devem ser preenchidos no prazo máximo de 30 minutos.

Finalizado cada quesito, a resposta correta é exibida para que o usuário verifique a quantidade de acertos.

As questões giram em torno da legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente.