TENISTA

Veja quem é Naomi Osaka, atleta responsável por acender a pira Olímpica

A atleta japonesa Naomi Osaka tem apenas 23 anos


Veja quem é Naomi Osaka, atleta responsável por acender a pira Olímpica

Naomi Osaka tem apenas 23 anos - Foto: Reprodução/ Facebook

A jovem Naomi Osaka, de apenas 23 anos, é considerada uma superestrela do tênis no Japão. A japonesa a conquistar um Grand Slam de tênis, foi a última pessoa a carregar a chama no revezamento da tocha na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio.

Participando pela primeira vez de uma Olimpíada, Naomi ganhou seu quarto major no Australian Open no começo de 2021 e é considerada a segunda melhor tenista do mundo, atualmente. 

Em 2020, Naomi Osaka ganhou o prêmio que é considerado o Oscar dos esportes. Ela ganhou a categoria Esportista de 2020 do prêmio Laureus.

Documentário 

Este mês, a Netflix lançou um documentário contando a história da atleta. Veja o trailer: 

Militância

Filha de um haitiano com uma japonesa, além de potência nos esportes, Naomi Osaka também se destaca ao levantar temas sociais, como desigualdade racial e saúde mental. Ela nasceu no Japão, mas desde os 3 anos ela e a família vivem nos Estados Unidos, para onde migraram. 

Mesmo morando nos Estados Unidos, Naomi Osaka escolheu representar seu país de origem em sua estreia nas Olimpíadas. 

Em 2020, durante o torneio US Open, Naomi foi ouro e usou máscaras com os nomes de várias vítimas de racismo nos Estados Unidos.  

Saúde mental 

Em maio deste ano, Naomi Osaka divulgou uma mensagem em suas redes sociais após ter sido acusada de estrelismo por ter se recusado a participar das coletivas de imprensa do torneio de Roland Garros para evitar estresse. Conforme a regra da competição, os atletas são obrigados a participar das coletivas após os jogo.  

"Nunca banalizaria a saúde mental ou usaria o termo levianamente. A verdade é que tenho sofrido longas crises de depressão desde o US Open em 2018 e tenho tido muita dificuldade em lidar com isso. Embora a imprensa do tênis sempre tenha sido gentil comigo (...) tenho grandes ondas de ansiedade antes de falar para a mídia internacional", disse a tenista na publicação feita no dia 31 de maio. 

Veja:

Naomi faz sua partida de estreia nos Jogos de Tóquio nesta sexta-feira (23), o que marcará o seu retorno às quadras depois de uma pausa na carreira de dois meses para cuidar da sua saúde mental.  

A tenista entra em quadra contra a chinesa Zheng Saisai, 52ª colocada no ranking mundial.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.