VACINAS

Pernambuco recebe remessa de 98.280 vacinas da Pfizer

Na manhã desta quarta-feira (4), uma nova remessa com 52.600 unidades da Coronavac já havia chegado ao Estado

Filipe Farias Batista
Filipe Farias Batista
Publicado em 05/08/2021 às 0:01 | Atualizado em 12/01/2022 às 14:58
Miva Filho / SES-PE
FOTO: Miva Filho / SES-PE

Um novo carregamento de vacinas da Pfizer/BioNTech chegou em Pernambuco nesta quarta-feira (04). 

Um total de 19 caixas contendo 98.280 unidades do imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre.

As vacinas foram encaminhadas à sede do PNI-PE (Programa Nacional de Imunizações).

Durante a manhã, o Estado recebeu 52.600 doses da vacina Coronavac/Butantan, que, juntamente com a remessa da Pfizer somam 150.880 unidades que foram entregues em apenas um dia para reforçar a campanha de vacinação por faixa etária.

“Ultrapassamos a marca de seis milhões de doses aplicadas em Pernambuco, mas precisamos continuar avançando e utilizando as novas remessas que chegam ao Estado com planejamento e agilidade. As vacinas da Pfizer que recebemos hoje estão destinadas exclusivamente às pessoas que ainda não iniciaram seu esquema vacinal e ainda precisam tomar a primeira dose”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Os dois lotes recebidos hoje vão ser distribuídos às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda na madrugada desta quinta-feira (05.08), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais. 

DISTRIBUIÇÃO

A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, ressaltou que as doses da vacina Coronavac recebidos agora serão utilizados para a primeira dose e, quando chegar o momento certo, também servirá para a segunda.

“É necessário que os municípios estejam atentos ao planejamento e dividam o estoque para ambas as doses”, pontuou Ana Catarina.

“As gestões municipais precisam garantir que as primeiras doses cheguem aos braços dos pernambucanos rapidamente, e quando estiver no tempo preconizado, as pessoas devem buscar a segunda dose para completar o esquema vacinal. Os gestores municipais também precisam ficar atentos às suas coberturas para convocar eventuais faltosos para completarem sua proteção”, reforçou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 7.431.480 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.556.670 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.629.960 da Coronavac/Butantan, 1.076.400 da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.