ALERTA

Governo confirma primeiros casos de pernambucanos infectados com a variante Delta do coronavírus

A variante Delta foi identificada pela primeira vez na Índia

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 12/08/2021 às 17:11 | Atualizado em 17/02/2022 às 21:07
Divulgação/ SES-PE
FOTO: Divulgação/ SES-PE

Os primeiros casos de pernambucanos infectados pela variante Delta, que foi detectada inicialmente na Índia, foram confirmados em Pernambuco.

A informação foi revelada em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (12) pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

"Recebemos o resultado de um novo laudo de processamento genético do Instituto Ageu Magalhães, que é a Fiocruz em Pernambuco, nós temos que informar que duas amostras positivaram para a variante Delta, originária na Índia, dentro das 52 amostras que foram analisadas essa semana", detalhou o secretário.

 

>> Variante Delta: O que é? Quais os sintomas? Mata mais? As vacinas são eficazes contra ela? Entenda tudo sobre a cepa

 

Sobre os pacientes

Segundo André Longo, os casos são de pacientes da Região Metropolitana do Recife.

"Essas amostras eram de dois homes com idades de 24 e 49 anos, moradores das cidades de Abreu e Lima e Olinda, respectivamente. Ambos iniciaram seus sintomas ainda no mês de julho. Outras informações ainda estão sendo levantadas (...) Já demos início às ações de vigilância epidemiológica para esses casos", contou.

O secretário destacou que "esse achado só reforça a necessidade de manutenção do cuidado e da importância de avançarmos com a vacinação, que é o mais importante".

Assista a coletiva:

Primeiros casos importados

No dia 14 de julho Pernambuco confirmou os primeiros casos da variante Delta em tripulantes de um navio cargueiro que estava atracado no Porto do Recife desde o dia 2 de julho, quando foram detectados nove casos de covid-19 na embarcação.

Do total, dois filipinos estavam infectados pela cepa. Os casos foram considerados importados, ou seja, não houve contaminação direta no território pernambucano.

A embarcação vinha da Suécia e tinha como destino o Paraná, mas devido a contaminação da tripulação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou a atracação do navio no Porto do Recife.