VACINAS

Por que Tarcísio Meira morreu mesmo após ter tomado vacina contra a covid-19? Entenda

O ator Tarcísio Meira faleceu de covid-19, nesta quinta-feira (12), aos 85 anos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 12/08/2021 às 16:53 | Atualizado em 18/02/2022 às 19:52
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

A morte do ator Tarcísio Meira, de 85 anos, em decorrência da covid-19, nesta quinta-feira (12), reacendeu os questionamentos sobre a eficácia das vacinas.

O artista e a esposa, Glória Menezes, que também está infectada, mas se recupera da doença, tomaram a segunda dose do imunizante em março deste ano.

 

>> Antes de morrer, Tarcísio Meira pediu cuidado com a pandemia

>> Famosos lamentam a morte de Tarcísio Meira, vítima de Covid-19

 

Idade de Tarcísio Meira pode ter sido agravante

O biólogo e doutor em biotecnologia Marx Lima chama atenção para a idade de Tarcísio Meira, que pode ter influenciado no agravamento do quadro do ator. “Ele já era um senhor de 85 anos.

Existe um fenômeno natural que cientificamente a gente chama de senescência imunológica, que é o decaimento da atividade imunológica ao longo do tempo.

Com o passar do tempo, o sistema imunológico das pessoas tende a não funcionar com a mesma eficiência do que quando ela é mais jovem e por isso também as vacinas podem não funcionar da mesma forma que funcionariam numa pessoa mais jovem.

As vacinas têm uma ótima cobertura para praticamente todas as idades que a gente testou”, comentou.

Eficácia das vacinas

Desde o início da campanha de vacinação contra a do doença, é sabido que nenhuma vacina oferece 100% de proteção contra doenças.

No entanto, todas são importantes para reduzir os riscos de infecção, hospitalização e morte.

“Nenhuma vacina contra nenhuma doença é 100% eficaz. A gente não fez política de isolamento, praticamente não foi feita política de combate ao vírus e somente a vacina está dando conta de muita coisa. A gente vem com queda de casos há quase dez semanas. A última vez que tivemos 2 mil mortes numa quarta-feira foi em maio, e já estamos em agosto. Elas estão funcionando sim, mas infelizmente a gente vai continuar vendo esse tipo de situação acontecendo”, apontou o biólogo e doutor em biotecnologia Marx Lima.

No caso das vacinas contra a covid-19, vale destacar também a necessidade de tomar a segunda dose quando o imunizante precise de mais de uma aplicação para concluir o esquema vacinal e garantir a proteção.

Vacina ajuda a salvar vidas

O infectologista Demétrius Montenegro destaca que, apesar do óbito, muitas vidas já foram salvas graças às vacinas contra a covid-19.

“Uma pessoa morreu, mesmo tendo sido vacinada. No entanto, quantas pessoas não deixaram de morrer e de ter complicações justamente porque foram vacinadas? É muita maldade pessoas espalharem notícias dizendo que a vacina não serve porque uma pessoa morreu, mesmo tendo sido vacinada", comentou o médico.

“Não há nenhuma situação em que é impossível uma pessoa morrer tendo tomado a vacina. A vacina é uma proteção a mais", completou.

O médico reforça ainda a importância de, mesmo vacinados, manter as medidas sanitárias de combate à covid-19.

“Em todas as situações, a informação correta é: tome a vacina, mantenha o isolamento e use máscara até a circulação de vírus cair e dê segurança", afirmou.

Os especialistas falaram sobre o assunto no Consultório do Rádio Livre, desta quinta. Veja:

Luto por Tarcísio Meira

O ator Tarcísio Meira morreu hoje (12), aos 85 anos, em São Paulo. Segundo a assessoria do artista, ele estava internado desde a última sexta-feira (6) devido a complicações da covid-19.

O artista chegou a ser entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu.

A esposa dele, a atriz Glória Menezes, de 86 anos, também foi hospitalizada com a mesma doença, porém, em um quadro menos grave.

Casados desde 1962, Tarcísio Meira e Glória Menezes são pais de Tarcísio Filho, 58 anos, que também é ator.

Tarcísio Meira e Glória Menezes estão internados com covid-19
Tarcísio Meira e Glória Menezes
Reprodução/ Instagram

História na TV

Tarcísio Meira iniciou a carreira no teatro. Sua estreia foi na TV Tupi no fim da década de 1950. Em 1963, atuou na primeira telenovela diária exibida pela TV Excelsior.

A partir de 1967, começou a trabalhar na TV Globo, onde participou de mais de 60 produções entre telenovelas, minisséries e programas especiais.

Também participou de diversos filmes produzidos desde a década de 1960 até os anos 2000. Recebeu muitas premiações importantes ao longo da carreira e teve grande reconhecimento do público, sendo um dos atores mais conhecidos do Brasil.

Ele se casou com Glória Menezes em 1962, com quem teve o filho, o ator Tarcísio Filho.