pandemia

Covid-19: Secretário de Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta em Pernambuco

Os dois casos da cepa, confirmados na última semana pela Secretaria Estadual de Saúde, não identificou quem teria infectado as vítimas

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 18/08/2021 às 12:41 | Atualizado em 11/03/2022 às 14:18
Divulgação/ SES
FOTO: Divulgação/ SES

Em entrevista coletiva, realizada nesta quarta-feira (18), o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, revelou que já deve haver transmissão comunitária da variante Delta da covid-19 no Estado.

Apesar da pasta não ter identificado quem teria infectado os dois pernambucanos que positivaram para a cepa, anunciados na última semana.

Ele também alertou para a necessidade de completar o esquema vacinal contra o novo coronavírus.

> Ministério da Saúde estuda necessidade da 3ª dose da vacina contra covid-19

"Investigações epidemiológicas dos dois casos de pernambucanos que anunciamos na semana passada apontam para a circulação em nosso território de forma comunitária, porque não conseguimos identificar os casos que positivaram para a doença antes desses dois pacientes", afirmou André Longo.

Primeiros casos importados

No dia 14 de julho Pernambuco confirmou os primeiros casos da variante Delta em tripulantes de um navio cargueiro que estava atracado no Porto do Recife desde o dia 2 de julho, quando foram detectados nove casos de covid-19 na embarcação.

Do total, dois filipinos estavam infectados pela cepa. Os casos foram considerados importados, ou seja, não houve contaminação direta no território pernambucano.

> Mais de 50 milhões de brasileiros estão completamente vacinados contra a covid-19

A embarcação vinha da Suécia e tinha como destino o Paraná, mas devido a contaminação da tripulação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou a atracação do navio no Porto do Recife.

Vai haver restrições?

Apesar da identificação dos dois primeiros casos de infecção pela variante Delta em pernambucanos, o secretário comentou que os indicadores da covid-19 estão todos em queda em Pernambuco, mas disse que, mesmo assim, “isso não pode fazer com que nós relaxemos”.

Variante Delta: O que é? Quais os sintomas? Mata mais? As vacinas são eficazes contra ela? Entenda tudo sobre a cepa

Ele ainda descartou, no momento, mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19 em Pernambuco.

“A mensagem tem sido sempre de cuidado, de reforço com os municípios (...) Nesse momento, não estamos anunciando nenhum avanço no plano de convivência, mas também não estamos anunciando nenhum recuo, até porque iniciamos a vigilância para esses dois casos”, afirmou.