FATALIDADE

Criança do Afeganistão morre após cair de hotel para refugiados na Inglaterra

A família da criança fugiu do Afeganistão após a retomada do poder pelo Talibã

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/08/2021 às 8:40 | Atualizado em 22/03/2022 às 16:59
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um menino refugiado do Afeganistão de apenas 5 anos morreu após cair da janela de um hotel na Inglaterra onde estava hospedado com a família.

A notícia foi dada pela polícia do Reino Unido, nesta quinta-feira (19).

De acordo com o portal G1, o incidente ocorreu na quarta-feira (18), em uma hospedagem da cidade de Sheffield, no norte da Inglaterra.

Segundo a BBC, o menino caiu do nono andar do hotel, que era destinado a receber afegãos que colaboraram com o Reino Unido durante a guerra do Afeganistão. Ele, os pais e quatro irmãos teriam chegado no Reino Unido há 15 dias.

>> Vídeo: Pessoas caem de avião ao tentar fugir do Afeganistão com chegada do Talibã

>> Ex-jogador da seleção de base do Afeganistão morre após tentar se agarrar em avião

>> Por que o Talibã representa um risco para as mulheres do Afeganistão?

A mãe do menino teria dito a um intérprete que ele estava olhando pela janela antes de cair, conforme reportou o jornal "The Sun".

A polícia local ainda investiga as circunstâncias da queda.

Ocupação do Talibã no Afeganistão

Depois de 20 anos de ocupação no Afeganistão, os Estados Unidos estão deixando o país. Mas antes mesmo da operação de retirada ser concluída, os talibãs já assumiram o controle da capital, Cabul.

A volta ao poder do Talibã foi consolidada no domingo (15): o presidente afegão Ashraf Ghani deixou o país e o controle do palácio presidencial foi assumido pelos rebeldes. Tudo ocorreu sem que houvesse resistências.

Diante do cenário, os EUA precisaram acelerar a conclusão do processo de saída do país, em curso desde o ano passado: uma megaoperação para tirar às pressas diplomatas e cidadãos norte-americanos foi montada pelas tropas norte-americanas, que ainda controlam o aeroporto.

No entanto, imagens que ganharam repercussão internacional mostraram um caos no local, com milhares de civis desesperados para deixar o país se aglomerando junto aos aviões.

O Talibã se tornou conhecido como um grupo religioso fundamentalista na primeira metade da década de 1990 e foi organizado por rebeldes que haviam recebido apoio dos Estados Unidos e do Paquistão para combater a presença soviética no Afeganistão, que durou de 1979 a 1989, em meio à Guerra Fria.

A chegada ao poder se consolida em 1996, com a tomada de Cabul.

Após terem tomado o controle de 31 das 34 capitais das províncias, o Talibã invadiu Cabul, a capital do Afeganistão
O Talibã retomou o poder no Afeganistão e a crise gerada no país tem deixado o mundo em alerta
AFP

Uma vez no controle do governo, o Talibã promoveu execuções de adversários e aplicou sua interpretação da Sharia, a lei islâmica. Um violento sistema judicial foi implantado: pessoas acusadas de adultério podiam ser condenadas à morte e suspeitos de roubo sofriam punições físicas e até mesmo mutilações.

O uso de barba se tornou obrigatório para os homens e as mulheres não poderiam ser vistas publicamente desacompanhadas dos maridos. Além disso, elas precisavam vestir a burca, cobrindo todo o corpo. Televisão, música e cinema foram proibidos e as meninas não podiam frequentar a escola.

Nos primeiros discursos, os talibãs têm buscado se apresentar mais moderados. Nessa terça-feira (17), um canal de televisão estatal do Afeganistão levou ao ar o pronunciamento de um porta-voz do grupo.

Enamullah Samangani garantiu uma anistia geral para todos e disse que a população deveria regressar à normalidade com confiança. Zabihullah Mujahid, um outro representante do grupo, concedeu uma coletiva à imprensa onde reafirmou que não haverá vingança com quem trabalhou para o antigo governo ou para forças estrangeiras.

Ele também disse que as mulheres poderão trabalhar e devem participar da estrutura de governo.

Apesar dos acenos, pesquisadores manifestam ceticismo com uma moderação.