CRISE

Notícias do Afeganistão: Resgate de brasileiros, pressão no governo Joe Biden; saiba mais sobre ocupação do Talibã no país

O Talibã retomou o poder no Afeganistão e a crise gerada no país tem deixado o mundo em alerta

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/08/2021 às 6:58 | Atualizado em 22/03/2022 às 17:10
AFP
FOTO: AFP

Já são seis dias desde que o Talibã retomou o poder do Afeganistão. Desde o domingo (15), as tentativas desesperadas dos cidadãos de deixarem país têm rodado o mundo.

De acordo com a CNN, cerca de oito mil pessoas conseguiram fugir do território afegão pelo aeroporto da capital, Cabul. O local não é controlado pelos talibãs.

Brasileiros tentam sair do país

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o governo brasileiro tenta resgatar dois cidadãos que estão no Afeganistão e pediram ajuda para deixar o país. O Brasil tenta vaga em voos humanitários.

A gestão para a retirada dos brasileiros está sendo feita pelo Ministério das Relações Exteriores.

Interlocutores do governo falaram em falaram sob condição de anonimato ao jornal e revelaram que seis brasileiros fizeram contato com a área consular do Itamaraty e disseram estar no Afeganistão.

Apenas dois pediram ajuda para deixar o país. O grupo é composto majoritariamente por pessoas que têm vínculos familiares no Afeganistão e que não chegaram à região recentemente.

>> Vídeo: Pessoas caem de avião ao tentar fugir do Afeganistão com chegada do Talibã

>> Ex-jogador da seleção de base do Afeganistão morre após tentar se agarrar em avião

Fronteiras abertas e ajuda aos refugiados

O Afeganistão faz fronteira com o Irã, o Paquistão, o Turcomenistão, o Uzbequistão e o Tadjiquistão. O rio Amu Daria forma parte da fronteira no norte do país.

Uma faixa estreita de terra, chamada Vakhan, ou Corredor de Vakhan, conecta o Afeganistão com a China.

Com a crise migratória os países planejam receber refugiados afegãos. O Governo do Irã colocou em prática um plano de emergência em três províncias para receber os cidadãos do Afeganistão. No entanto, o governo já anunciou que essas pessoas posteriormente serão repatriados.

O Paquistão também abriu as fronteiras e a estratégia do país é isolar os refugiados em campos temporários, para evitar um grande fluxo de imigrantes.

O Brasil facilitou o processo de pedido de refúgio e também avalia uma concessão de visto humanitário.

Já o Canadá criou um programa especial de imigração para oferecer refúgio a 20 mil afegãos, principalmente mulheres. E o Reino Unido também deve receber 20 mil refugiados nos próximos anos.

Joe Biden pressionado

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tem sofrido cada vez mais pressão com a retomada do poder do Talibã no Afeganistão após a retirada das tropas dos Estados Unidos do país.

Mesmo pressionado, Biden afirma que a prioridade é a saída dos norte-americanos que ainda estão no território afegão.

>> É falso vídeo que circula no WhatsApp e mostra supostos membros do Talibã executando mulher

Joe Biden chegou a prometer que os militares norte-americanos deixariam o Afeganistão de forma ordeira e sem correria.

No entanto, o aumento da tensão no território afegão fez o discurso do presidente norte-americano mudar em poucos dias. "Não seria possível deixar o Afeganistão sem caos", disse Biden em entrevista à rede ABC, segundo a CNN.

Mudança no nome do país

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, anunciou que o Afeganistão passou a se chamar Emirado Islâmico do Afeganistão.

O nome é o mesmo adotado quando o grupo extremista esteve no poder do país pela primeira vez, entre 1996 e 2021.

Através de uma publicação nas redes sociais e em coletiva de imprensa, ele afirmou que grupo teria atitudes mais moderadas e não seria igual ao que aconteceu no primeiro governo deles.

>> Talibã anuncia anistia geral no Afeganistão. O que é e qual o objetivo no país?

>> Por que o Talibã representa um risco para as mulheres do Afeganistão?

No entanto, um dos principais comandantes do Talibã, Waheedullah Hashimi, afirmou que as leis devem ser semelhantes às que existiam da outra vez que o grupo extremista esteve no comando.

Esse fato é o motivo do medo da população, que desesperadamente tenta deixar o Afeganistão.