flexibilização

Como ter acesso aos shows em Pernambuco? Necessário tomar duas doses da vacina? Saiba mais.

Pernambuco anuncia mais flexibilizações no plano de convivência com a covid-19. Haverá eventos-testes de alguns setores econômicos

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 25/08/2021 às 14:11 | Atualizado em 04/04/2022 às 18:54
Divulgação
FOTO: Divulgação

Após o Governo de Pernambuco anunciar novas mudanças no Plano de Convivência contra a Covid-19, com a liberação de público em shows e outros tipos de eventos que servirão de testes para um novo avanço da retomada das atividades econômicas, confira abaixo o que você precisa para ter acesso aos locais.

Vale lembrar que, de acordo com a secretária Ana Paula Vilaça, as mudanças passam a valer a partir do dia 30 de agosto.

Passe Seguro PE

A ideia é que o Selo digital Passe Seguro PE mostre tanto exames de checagem da covid-19, como a vacinação.

Portanto, assim que o cidadão compre ingressos de eventos, eles poderão comprovar que possuem a vacinação completa contra a covid-19 ou a vacinação parcial (uma dose) e o teste RT-PCR negativo.

"O objetivo é a certificação digital através desse selo, o Passe Seguro PE, que permite uma checagem dos exames do coronavírus, bem como da vacinação. Essas pessoas, ao comprar os ingressos dos eventos, terão a oportunidade de colocar a vacinação completa delas ou com uma dose, nesse último caso, mostrando o teste RT-PCR, para que o ambiente esteja controlado do ponto de vista da imunização", explicou Ana Paula Vilaça.

Será necessário controle seguro de esquema vacinal, sendo 80% da venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização.

Os eventos-teste poderão ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 1h da madrugada.

Regras eventos-testes

  • 1. O governo liberou a solicitação para eventos-teste de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor.
  • 2.No show, o público deve ficar sentado e com obrigatoriedade de uso de máscara, salvo quando não estiver consumindo comida ou bebida.
  • 3.80% dos ingressos deverão ser vendidos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou uma dose, no caso de vacina de dose única. Os demais 20% serão para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.
  • 4.O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização.
  • 5.Os eventos-teste poderão ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 0h (meia-noite).

Flexibilizações

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (25), o secretário estadual de Saúde, André Longo, e a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, atualizaram a situação da covid-19 em Pernambuco e, diante do cenário de estabilidade da doença no Estado, novas flexibilizações foram anunciadas.

Eventos culturais e shows - Liberada a solicitação para eventos-teste de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em setembro/2021.

Público sentado e com obrigatoriedade de uso de máscara, quando não estiver consumindo comida ou bebida.