pandemia

Covid-19: João Campos diz que Recife está pronto para aplicar terceira dose da vacina e aguarda Ministério da Saúde

Através das redes sociais, o prefeito se pronunciou depois que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou o reforço na imunização

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 25/08/2021 às 19:04 | Atualizado em 04/04/2022 às 13:48
Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

Após o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmar que o Brasil vai precisar da aplicação da dose extra das vacinas contra a covid-19 em "todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses", o Prefeito do João Campos afirma que está tudo pronto para a vacinação:

"Sobre a aplicação da 3ª dose da vacina, o Recife está pronto, tem estrutura toda montada e organizada. É preciso que o Ministério da Saúde formalize o processo para o Brasil iniciar essa ação, que vai fortalecer, inicialmente, a imunização de pessoas idosas e imunossuprimidos'', afirmou João Campos em no Twitter.

 

Quem precisa tomar a terceira dose?

O imunizante utilizado para aplicação desta terceira dose será, exclusivamente, o da Pfizer. De acordo com o ministro da Saúde, nem todos receberão a terceira dose, que deve começar a ser ministrado entre a população no dia 15 de setembro.

O intervalo entre a segunda dose e a terceira precisa ser de, no mínimo, seis meses para os idosos, e de 21 dias para os imunossuprimidos.

> Covid-19: Aplicação da terceira dose será 'preferencialmente' com vacina da Pfizer, diz secretária

“Em função sobretudo da Delta e da necessidade de aumentar a proteção da população, estávamos tratando de reforço de dose. E esse reforço será direcionado primeiro àqueles indivíduos [...] que são imunossuprimidos. Desde que tenham tomado a última dose de vacina depois de 21 dias, nós vamos aplicar um reforço e a vacina será a vacina da Pfizer. O outro grupo são os idosos, acima de 70 anos. Inicialmente, vamos aplicar também uma dose da vacina da Pfizer para aqueles que tomaram a última dose há seis meses”, explicou o ministro.

A decisão de começar a imunizar uma parcela da população com a terceira dose foi tomada, segundo o ministro, por conta da disseminação da variante Delta no País.